Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Dúvidas respondidas
Esta página permite acesso a algumas das dúvidas respondidas pela equipe do CVDEE, através do serviço Tire suas Dúvidas.
Naturalmente, em respeito à privacidade, omitimos a autoria das questões formuladas e as referências a questões de cunho pessoal.
Como o serviço é prestado via correio eletrônico, podem ser encontrados alguns erros de formatação. Estamos trabalhando para corrigi-los.
A atualização desta página será feita periodicamente.
Atualmente, estamos com 582 respostas, distribuídas nas categorias indicadas abaixo.
Categorias
Aborto (27)
Ação e reação (10)
Adoção (3)
Alimentação (5)
Allan Kardec (7)
Animais (21)
Animismo (4)
Apometria (3)
Aspecto científico (1)
Assuntos diversos (21)
Bíblia (10)
Casamento e divórcio (6)
Centro Espírita (8)
Culto no Lar (3)
Curas espirituais (5)
Datas festivas (5)
Desdobramento (10)
Desencarnação (20)
Diversidade dos mundos (4)
Doação de órgãos (5)
Doutrina Espírita (39)
Educação mediúnica (20)
Enfermidades físicas (4)
Enfermidades mentais (5)
Esperanto (2)
Esquecimento do passado (7)
Evangelho (18)
Evangelização (7)
Evolução (30)
Faculdade mediúnica (46)
Família (6)
Fluidos e energia (21)
Gravidez (1)
História do Espiritismo (6)
Homossexualidade (7)
Jesus (9)
Juventude (2)
Livre-arbítrio (9)
Mente (6)
Movimento espírita (4)
Obsessão (19)
Passe (10)
Perispírito (14)
Personalidades (6)
Plano espiritual (16)
Previsão do futuro (3)
Provas e expiações (11)
Psicologia (11)
Racismo (3)
Reencarnação (27)
Relacionamento afetivo (10)
Religiões (28)
Reprodução humana (14)
Reuniões mediúnicas (31)
Saúde e Medicina (3)
Sexualidade (14)
Sono e sonhos (8)
Suicídio (7)
Terapias alternativas (1)
Vícios (9)
Questões da Categoria: Doutrina Espírita
[#033] - Tenho muito interesse em conhecer mais os fundamentos da doutrina, mas não sei exetamente por onde começar. Já li "Nosso Lar" e gostaria de ler mais. Qual é um bom começo?"
[#040] - Qual a diferença entre almas gemeas e metades eternas?
[#042] - Falando de espirítismo de uma forma mais global, universal, moral cósmica, espiritualismo - O que há de verdade sobre Anjo da Guarda, Mentor Espiritual, Etc,etc. ? Nós os temos quando encarnados, todo o tempo ou eventualmente?
[#043] - Quais são especificamente os princípios básicos do espiritismo?
[#062] - 1 - Gostaria de saber quem é o Espirito de Verdade mencionado por Kardec. 2 - O que significa "os Espíritos do Senhor" no prefácio do Evangelho Segundo o Espiritismo? 3 - Ainda no prefácio do mesmo livro(ESE). o que significa "As grandes vozes do céu"?
[#092] - O nosso espírito protetor sempre e sempre está conosco ou pode se afastar por algum motivo ? E se ele cansar de nos ver errando tanto ?
[#097] - O que é o "Espírito de verdade" ?
[#105] - Gostaria de saber quais obras ou artigos falam sobre as "Leis Naturais" que possa consultar
[#119] - Qual a diferença entre, protedor, guia espiritual e mentor?
[#157] - Necessito urgente do conceito de "Estado de Vigília" para motivos de estudos, pois estamos tendo divergencias quanto ao significado.
[#160] - O que abrange aos olhos de Deus a palavra caridade, somente a ajuda ao próximo mais necessitado? Qual o primeiro passo para seguir o espiritismo? Sempre me interessei , mas até hoje não procurei nenhum Centro, leio o Evangelho Segundo o Espiritismo, mas sinto a necessidade de esclarecimentos . O que fazer?
[#165] - Gostaria de uma interpretação para a pergunta nº 138 do L.E. - Que pensar da opinião dos que consideram a alma como o principio da vida Material? Resposta: Simples questão de palavras, com a qual nada temos. Começai por vos entenderdes.
[#170] - Quando me perguntam você é espírita, sempre fico sem saber o que responder. Em outras doutrinas religiosas marca-se o início naquela doutrina a partir de um batizado ou uma formalidade qualquer. Entretanto, apesar de frequentar o centro espírita da minha cidade, creio não saber ao certo quais os requisitos necessários para que eu possa encher o peito de orgulho (que já tenho) e dizer: 'Sim, eu sou espírita".
[#203] - Tenho muita vontade de conhecer a doutrina espírita, estou com ociosidade religiosa. Preciso me agarrar à alguma coisa e não sei o quê. Só sinto que algo está me faltando. Por onde começo?
[#239] - Gostaria de saber se existe almas gêmeas.
[#267] - Para que Deus criou o homem?
[#309] - Qual a diferenca entre anjo guardião,e mentor ou mentores.
[#345] - Gostaria de saber em qual obra de Allan Kardec, ele fala do seu triplice aspecto ele é religião.
[#355] - Por que é tão difícil as pessoas acreditarem e descobrirem a doutrina espírita?
[#358] - Por que existem diversas raças? Como a doutrina explca?
[#369] - Qual a diferença traçada por Kardec, entre espírito e alma?
[#411] - Falei com uma pessoa e ela me disse que eu tinha o dom de ser espirita, isso é verdade? fiquei curiosa
[#412] - Gostaria de saber o que os espíritos queriam dizer na pergunta n° 25 do Livro dos Espíritos quando afirmaram que é necessária a união do espírito e da matéria para dar inteligência à matéria. O que significa dar inteligência a matéria?
[#417] - O Espiritismo mostra-se como uma doutrina bastante filosófica no que diz respeito ao desenvolvimento de suas idéias, no entanto entra em contradição com a própria Filosofia Clássica, que considera impossível a separação do espírito do corpo material, sendo portanto necessária a ocorrência do que os cristâos clássicos nomearam ressurreição. Gostaria de um esclarecimento a respeito desta contradição existe entre o Espiriotismo e a Filosofia
[#435] - Um bom espírita nunca se revolta com injustiças?Qual o melhor procedimento ?
[#457] - De onde veio Deus?
[#461] - Que relação teve Agostinho considerado santo pela Igreja Católica com o espiritismo e se ele introduziu algo do espiritismo no meio do cristianismo, ou se ele apenas introduziu um pouco da filosofia (a qual era adepto). Enfim a pergunta serria se ele em sua doutrina ou ensinos teve alguma influência espírita?
[#466] - É correto falarmos que somos: Espíritas Kardecista ou Kardecismo?
[#473] - Ontem me detive na questão do livro dos Espíritos onde Kardec pergunta aos espíritos sobre a necessidade do trabalho. Parte da resposta a espiritualidade diz que o trabalho nos é imposto não só como uma necessidade de progresso mas também como expiação. Gostaria de saber porque expiação, já que sabemos que mesmo em mundos elevados existe a necessidade do trabalho.
[#475] - Espiritismo nas artes: pintura, escultura, música, arquitetura. Exemplos.
[#483] - Gostaria de ser esclarecido sobre a diferença, se houver entre Doutrina Espírita e Religião Espírita.
[#496] - Gostaria de saber se existe algum mérito em fazer sacrificios individuais ou coletivos tipo: caminhar até a cidade de Aparecida para a cura de Mario Covas.
[#504] - Sou cristão - não católico. Estou em busca da minha espiritualidade. Queria saber porque os espíritas dão tão importância aos contatos mediúnicos, quando deveria enfatizar e propagar mais a sua Doutrina, que tanto conforta a racionalidade humana e a valoriza o nosso livre-arbítrio?
[#539] - E possivel para nos enxergarmos nosso anjo de guarda e como podemos ter certeza de ser mesmo ele
[#577] - Há alguns espíritas afirmando Kardec usou os valores morais ensinados por Jesus para constituir a base moral exemplar da Doutrina, mas que poderia ter se valido de outros vultos religiosos como Krishna ou Buda para embasarem tais ensinamentos. Dizem também os mesmos que Kardec teria afirmado que o Espiritismo aceitaria como adeptos mesmo aqueles contrários ao cristianismo. Qual a vossa opnião?
[#578] - Olá. Tenho uma dúvida e gostaria de saber se podem ajudar-me. Queria saber se um espírito (desconsiderem aqui toda e qualquer forma de matéria) pode "atravessar" outro Espírito. A minah dúvida é: Sendo todos os espíritos da mesma essência, um espírito pode literalmente atravessar o outro? Está é uma dúvida que não vive apenas em mim, mas em diversar pessoas a quem já questionei buscando uma resposta. A minha tendência é dizer que não, mas tomos sempre a matéria como meio de comparação, mas Espírito não é matéria. Independente da resposta, peço que me dêm bases lógicas para tal. Que Deus nos ilumine sempre.
[#594] - Sei que vivemos cercados por espíritos, eles estão em toda parte, em nossas casas, nas ruas, enfim, em todos os lugares. Minha dúvida é a seguinte: quando nós passamos por eles, literalmente atravessamos eles, ou por exemplo, sentamos em um lugar onde se encontra um deles, não deveríamos sentir alguma coisa? Alguma sensação estranha?
[#598] - QUAL A RELAÇÃO ENTRE PRESSENTIMENTO E INTUIÇÃO?
[#599] - Gostaria de saber qual é a diferença entre: espirito protetor,anjo de guarda,mentor e bom gênio.
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo