Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Dúvidas respondidas
Esta página permite acesso a algumas das dúvidas respondidas pela equipe do CVDEE, através do serviço Tire suas Dúvidas.
Naturalmente, em respeito à privacidade, omitimos a autoria das questões formuladas e as referências a questões de cunho pessoal.
Como o serviço é prestado via correio eletrônico, podem ser encontrados alguns erros de formatação. Estamos trabalhando para corrigi-los.
A atualização desta página será feita periodicamente.
Atualmente, estamos com 582 respostas, distribuídas nas categorias indicadas abaixo.
Categorias
Aborto (27)
Ação e reação (10)
Adoção (3)
Alimentação (5)
Allan Kardec (7)
Animais (21)
Animismo (4)
Apometria (3)
Aspecto científico (1)
Assuntos diversos (21)
Bíblia (10)
Casamento e divórcio (6)
Centro Espírita (8)
Culto no Lar (3)
Curas espirituais (5)
Datas festivas (5)
Desdobramento (10)
Desencarnação (20)
Diversidade dos mundos (4)
Doação de órgãos (5)
Doutrina Espírita (39)
Educação mediúnica (20)
Enfermidades físicas (4)
Enfermidades mentais (5)
Esperanto (2)
Esquecimento do passado (7)
Evangelho (18)
Evangelização (7)
Evolução (30)
Faculdade mediúnica (46)
Família (6)
Fluidos e energia (21)
Gravidez (1)
História do Espiritismo (6)
Homossexualidade (7)
Jesus (9)
Juventude (2)
Livre-arbítrio (9)
Mente (6)
Movimento espírita (4)
Obsessão (19)
Passe (10)
Perispírito (14)
Personalidades (6)
Plano espiritual (16)
Previsão do futuro (3)
Provas e expiações (11)
Psicologia (11)
Racismo (3)
Reencarnação (27)
Relacionamento afetivo (10)
Religiões (28)
Reprodução humana (14)
Reuniões mediúnicas (31)
Saúde e Medicina (3)
Sexualidade (14)
Sono e sonhos (8)
Suicídio (7)
Terapias alternativas (1)
Vícios (9)
Questões da Categoria: Reencarnação
[#013] - Reencarnação - Aonde fica a infinidade de espíritos que ainda não poderam reencarnar e como a reencarnação acontece? Quais são os critérios?
[#032] - Gostaria de questionar como compreender as questões 258 e 262 do L.E, onde trata-se da escolha das provas por parte do reencarnante e da reencarnação compulsória. Fica difícil, para mim, compreender se escolhemos as provas como podemos estar sujeito a compulsoriedade de uma reencarnação? Será que ao ser consideradacomo expiação perdemos o direito ao livre arbítrio e a partir daí temos o determinismo atuando?
[#038] - 1) É sabido que a nova fase encarnatória inicia-se quando da fecundação do óvulo.Neste estágio da existência o espírito já se submeteu à redução para reencarnar? 2) Como fica a situação dos espíritos em casos de congelamento de embriões a serem "escolhidos"como os menos sujeitos a doenças, antes de serem colocados ou implantados em mulheres que optam por este tipo de gravidez?
[#041] - Qual é a explicação sobre a reencarnação? Existe vida após a morte?
[#066] - Qual seria a diferença entre a ressurreição e a reencarnação?
[#082] - A questão é a seguinte: o feto já possui alma? Como é possível o feto já possuir alma se ele está dentro do corpo da mãe, logo, "dentro de uma outra alma"?
[#112] - Antes de nascermos nós escolhemos nossa família?
[#117] - É correto dizermos que o espírito ao reencarnar "possui" uma certa cota de fluido vital para realizar seu programa reencarnatório e que essa cota pode ser diminuída ou aumentada dependendo da vida que levar?
[#126] - Sabemos que a partir da fecundação já há penetração dos laços perispiríticos no molde físico constituindo a reencarnação. nos casos de embriões congelados quando da sobra da fertilização in vitro como é a situação espiritual? já haveria um espírito ali ou apenas massa?
[#178] - O sono muitas vezes agitado de recem-nascidos, que chegam mesmo a expressar algum tipo de soluço enquanto dormem, pode ser reflexo de uma dificuldade de adaptação ao processo reencarnatório? Se sim, em alguns casos o que podemos fazer para acalmar esse irmão recém-ercarnado?
[#202] - Apesar de algum conhecimento sobre a Doutrina, gostaria de saber se o espírito de um animal (cavalo,etc) algum dia virá a reencarnar em um corpo humano. Muita paz para todos e que Jesus vos dê sempre luz e sabedoria.
[#209] - Não tenho religião, no entanto, tenho lido os livros de Allan Kardec, os quais tenho gostado. Mas minha dúvida é a seguinte: Se Jesus Cristo, perdoa todos os nossos pecados, porque tenho que reencarnar para resgatar dívidas passadas ? ( se estas já foram perdoadas ). Outra dúvida a respeito da reencarnação é referente o versículo 27 do capítulo 9 do livro de Hebreus, onde diz: Aos homens está ordenado que morrerem uma só vez e, depois disto vem o juízo. O que quer dizer com isso?
[#274] - Todo reencarne compulsorio ou não,ocorre a participacão do plano espiritual,e no caso de estrupo corre a preparacão espiritual para a mãe,o pai e a crianca?
[#277] - O que Jesus queria dizer com a resposta que deu aos discípulos, em João 9.1-3: "... mas foi para que nele se manisfestem as obras de Deus." Não teve ali boa oportunidade para confirmar a reencarnação ?
[#289] - Como interpretar a luz do espíritismo, uma passagem da bíblia (Epístola aos Hebreus cap.9 versículo 27)onde é dito textualmente que só se morre uma vez?
[#290] - Na hora da ligação do perispirito à matéria (no momento da reencarnação)reduziria o perispirito ao tamanho do embrião? Se não,qual o tamanho menor que o perispirito chegaria?
[#317] - Por que as mulheres têm obrigatoriamente de passar pela dor do parto e todos os incomôdos e mudanças ocasionados por uma gravidez?
[#354] - "Fazendo uso do livre arbítrio na hora das reencarnações, o Espírito escolhe com pormenores o seu futuro no corpo físico." Gostaria que dessem opinião a respeito.
[#385] - Os espíritos encarnados que habitam nosso planeta, estão reencarnando. Como pode então a população do planeta crescer, se não são enviados, "espíritos novos". A população do planeta deveria se manter constante. Matemáticamente essa conta, na minha cabeça não fecha.
[#419] - Gostaria de saber em que momento o espírito se liga ao corpo matéria como é feito, se é na hora do nascimento ou no ventre da gestante.
[#430] - Mulheres gravidas podem dar passe?
[#437] - O que posso fazer para não reencarnar novamente ?
[#449] - É possível um espírito encarnar em uma época que não a atual? Ex: encarnar em uma soldado romano e viver materialmente naquele tempo. Desejo informação, se possível, de literatura que fale sobre o Tempo (subjetividade do tempo, tempo na espiritualidade, etc.)
[#460] - A população no planeta terra está com mais de 6 bilhões e aumentando. Pergunta-se então no universo deve existir trilhões de espíritos ou podemos ter mas de um corpo? As pessoas que não pode ter filhos é o fim de sua sucessão biológica?? quando adota abre espaço para outras sucessões na corrente da grande família Universal? Numa família pobre nasce filhos so no cheiro, isto se deve ao fato que há pessoas que nascem mais para sofrer do que gozar a vida neste plano ( veja china india , africa e favelas)?
[#476] - Gostaria de saber, na visão espírita, como ficam as relações sexuais de um casal, quando a mulher está grávida. Se pode ocorrer alguma interferência na criança (espírito), se é melhor evitar, etc.
[#540] - EU GOSTARIA DE SABER O PORQUÊ DE O ESPÍRITO PARA EVOLUIR TER QUE NECESSÁRIAMENTE ENCARNAR E PORQUE O ESPÍRITO NÃO PODERIA FAZER ISSO SEM NUNCA PASSAR PELA FORMA CORPÓRIA?
[#582] - Gostaria de saber como que vocês explicam a reencarnação baseado no texto bíblico aonde o Pai Abraão disse para o rico que : " os que estão deste lado (Céu) não pode passar para o outro lado (terra) ?.
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo