Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Dúvidas respondidas
Esta página permite acesso a algumas das dúvidas respondidas pela equipe do CVDEE, através do serviço Tire suas Dúvidas.
Naturalmente, em respeito à privacidade, omitimos a autoria das questões formuladas e as referências a questões de cunho pessoal.
Como o serviço é prestado via correio eletrônico, podem ser encontrados alguns erros de formatação. Estamos trabalhando para corrigi-los.
A atualização desta página será feita periodicamente.
Atualmente, estamos com 582 respostas, distribuídas nas categorias indicadas abaixo.
Categorias
Aborto (27)
Ação e reação (10)
Adoção (3)
Alimentação (5)
Allan Kardec (7)
Animais (21)
Animismo (4)
Apometria (3)
Aspecto científico (1)
Assuntos diversos (21)
Bíblia (10)
Casamento e divórcio (6)
Centro Espírita (8)
Culto no Lar (3)
Curas espirituais (5)
Datas festivas (5)
Desdobramento (10)
Desencarnação (20)
Diversidade dos mundos (4)
Doação de órgãos (5)
Doutrina Espírita (39)
Educação mediúnica (20)
Enfermidades físicas (4)
Enfermidades mentais (5)
Esperanto (2)
Esquecimento do passado (7)
Evangelho (18)
Evangelização (7)
Evolução (30)
Faculdade mediúnica (46)
Família (6)
Fluidos e energia (21)
Gravidez (1)
História do Espiritismo (6)
Homossexualidade (7)
Jesus (9)
Juventude (2)
Livre-arbítrio (9)
Mente (6)
Movimento espírita (4)
Obsessão (19)
Passe (10)
Perispírito (14)
Personalidades (6)
Plano espiritual (16)
Previsão do futuro (3)
Provas e expiações (11)
Psicologia (11)
Racismo (3)
Reencarnação (27)
Relacionamento afetivo (10)
Religiões (28)
Reprodução humana (14)
Reuniões mediúnicas (31)
Saúde e Medicina (3)
Sexualidade (14)
Sono e sonhos (8)
Suicídio (7)
Terapias alternativas (1)
Vícios (9)
Questões da Categoria: Animais
[#114] - Gostaria de ter maiores informações sobre a visão dos animais no Espiritismo.Não achei algo que justifique o sofrimentos pelos quais alguns passam aqui na Terra.
[#146] - Porque motivo têm que passar muitos animais pelo sofrimento se aparentemente não têm causas cármicas que justifiquem tão duras penas como por exemplo sofrimentos infligidos por pessoas, ou morte permatura provocada com dor?
[#161] - Existe evolução no reino animal?
[#200] - Procuro ler muito sobre a doutrina pela internet, ja que e muito coro comprar livros pela internet para entregar aqui. Mas, a minha duvida e sobre animais, sao espiritos tambem? Porque reencarnarao como animais? Para onde vao depois de desencarnar?
[#202] - Apesar de algum conhecimento sobre a Doutrina, gostaria de saber se o espírito de um animal (cavalo,etc) algum dia virá a reencarnar em um corpo humano. Muita paz para todos e que Jesus vos dê sempre luz e sabedoria.
[#229] - 1) Se, segundo o LE os animais não passam por expiação, como explicar que alguns "sofram"(vivam nas ruas, passem fome e maus tratos) enquanto outros vivam no seio de famílias sendo bem tratados? 2) De acordo com a física, a quantidade de energia em todo e qualquer sistema e, porquanto no próprio universo, é constante. Sendo Deus indivisível (LE), como explicar a contínua criação de novos espirítos? 3)Segundo o LE, Adão viveu há 4000 AC. Já, de acordo com "A Caminho da Luz"/"Os Exilados da Capela", Adão seria a figura alegórica que marcaria a descida dos espíritos exilados da Capela que, aconteceu no mínimo há 100.000 anos (elo perdido). Como explicar? 4)Uma vez que os espíritos puros não mais estão sujeitos a reencarnações, em que mundos habitam? Estariam ainda estes espíritos acima dos mundos celestes?
[#238] - Como é o estado dos animais quando desencarnam e como se dá o seu reencarne (se é que pode-se assim dizer)?
[#308] - Gostaria de saber se há algo sobre o uso de animais em experiências científicas.
[#321] - Porque os animais tem doenças que lhes causam dores horriveis e grandes sofrimentos? Será que ele nao poderiam ter uma morte rapida e sem dor? Nao acredito que eles tambem facam parte do enorme grupo de devedores!
[#418] - O que acontece com os animais que morrem? Eles têm espírito tb? Se tiverem, para onde vão?
[#462] - Estive fazendo algumas pesquisas sobre animais e qual a visão da CE sobre sua evolução, se tem espírito ou não, se tem emoções (como apego, tristeza, saudade...). Tenho visto muitas controvérsias sobre o assunto e gostaria de oerguntas à comunidade CVDEE qual a sua postura perante o assunto. Já li e reli o LE, mas não consegui chegar a uma conclusão. Ao meu ver eles são irmãos menores que são deixados aos nossos cuidados para que possam atingir evolução espiritual também. Essa é minha opinião pessoal a partir de um tanto de coisas que já li a respeito.
[#489] - O homem sofre por causa da sua desobediencia às Leis Divinas, e o sofrimento faz com que ele aprenda e evolua. Assim sendo por que sofre também um cachorro, boi, e etc.?
[#528] - Como se explica as visões que alguns mediuns tem de animais no mundo espiritual?
[#529] - Amo meu animalzinho de estimação como se fosse um filho,mas me disseram que isto é errado. Por que?
[#530] - Tenho um animal de estimação que quando chega a epoca de acasalamento fica agressivo. Posso castra-lo? o que o espiritismo diz disso?
[#531] - Meu cachorro late pro nada. ele pode estar vendo algum espirito?
[#532] - Temos um animal que está causando transtorno em casa. Podemos leva-lo ao veterinario para que faça a eutanasia?
[#533] - Por que os animais tem doenças graves como o cancer por exemplo?
[#534] - Gostaria de saber se animal tem perispirito? Se nós passamos pelo reino mineral, vegetal, animal em qual destes reinos individualizamos? Eu aceito a colocação de alguns estudos da AME que diz que individualiamos a partir da monada? mas gostaria de saber onde encontro estas informações nas obras básicas? Na genese há qualquer coisa sobre espirito do macaco, então se animal tem espirito, tem que ter perispirito e já ser individualizado
[#556] - Participo de um grupo de estudos sobre "Nosso Lar". Ao estudarmos o cap. 7, quando André Luiz cita a presença de aves voando, surgiu uma dúvida: segundo a q.600 do Livro dos Espíritos, os animais reencarnam quase imediatamente, não tendo contato com outras criaturas. Como entender, então, a presença de animais em Nosso Lar, citada também em outros capítulos do livro? Seriam meras criações fluídicas plasmadas pelo pensamento dos Espíritos ou realmente princípios inteligentes em processo de evolução?
[#581] - Em vários textos vocês se referem aos animais (excetuando-se os homens) como portadores do princípio inteligente. Isso não está claro no Livro dos Espíritos, muito pelo contrário, como pdoemos verificar na questão 71. Também se referem aos animais como tendo "alma", contrariando também ao livros dos espíritos. Neste último caso há uma confusão de alma como corpo espiritual. Gostaria que comentassem a respeito.
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo