Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Dúvidas respondidas
Esta página permite acesso a algumas das dúvidas respondidas pela equipe do CVDEE, através do serviço Tire suas Dúvidas.
Naturalmente, em respeito à privacidade, omitimos a autoria das questões formuladas e as referências a questões de cunho pessoal.
Como o serviço é prestado via correio eletrônico, podem ser encontrados alguns erros de formatação. Estamos trabalhando para corrigi-los.
A atualização desta página será feita periodicamente.
Atualmente, estamos com 582 respostas, distribuídas nas categorias indicadas abaixo.
Categorias
Aborto (27)
Ação e reação (10)
Adoção (3)
Alimentação (5)
Allan Kardec (7)
Animais (21)
Animismo (4)
Apometria (3)
Aspecto científico (1)
Assuntos diversos (21)
Bíblia (10)
Casamento e divórcio (6)
Centro Espírita (8)
Culto no Lar (3)
Curas espirituais (5)
Datas festivas (5)
Desdobramento (10)
Desencarnação (20)
Diversidade dos mundos (4)
Doação de órgãos (5)
Doutrina Espírita (39)
Educação mediúnica (20)
Enfermidades físicas (4)
Enfermidades mentais (5)
Esperanto (2)
Esquecimento do passado (7)
Evangelho (18)
Evangelização (7)
Evolução (30)
Faculdade mediúnica (46)
Família (6)
Fluidos e energia (21)
Gravidez (1)
História do Espiritismo (6)
Homossexualidade (7)
Jesus (9)
Juventude (2)
Livre-arbítrio (9)
Mente (6)
Movimento espírita (4)
Obsessão (19)
Passe (10)
Perispírito (14)
Personalidades (6)
Plano espiritual (16)
Previsão do futuro (3)
Provas e expiações (11)
Psicologia (11)
Racismo (3)
Reencarnação (27)
Relacionamento afetivo (10)
Religiões (28)
Reprodução humana (14)
Reuniões mediúnicas (31)
Saúde e Medicina (3)
Sexualidade (14)
Sono e sonhos (8)
Suicídio (7)
Terapias alternativas (1)
Vícios (9)
Questões da Categoria: Obsessão
[#009] - 1 - é possível que dois espíritos, ligados por necessidades cármicas, venham a ocupar, temporária e alternativamente, o mesmo corpo (metade da vida física do corpo para cada um) ? 2 - É possível que um espírito, ligado a outro por necessidades cármicas possa, em razão da "desistência" do outro em continuar a sua vida física, ocupar o corpo que seria "abandonado", para sua própria evolução e impedir que o outro venha a contrair um débito maior? 3 - por quanto tempo poderia um espírito ficar afastado do corpo, enquanto outro "ocupa" seu lugar (meses, anos)??
[#017] - Alcoolismo - Toda pessoa que bebe tem sempre um obsessor ao seu lado?
[#018] - Um espirito pode atrapalhar a vida de alguem? Prejudicar de alguma forma? Se positivo como enfrentar este problema?
[#045] - Segundo o Lívro dos espíritos a questão 551 da página 234 diz que um homem mal acompanhado de um mal espírito não pode fazer mal ao seu próximo, contudo, sabemos que existem muitos casos de "trabalhos" feitos com a intenção de prejudicar outras pessoas.
[#048] - Medo, ansiedade, tristeza ou depressão, insônia, mudanças de humor, distúrbios digestivos e dores na coluna originadas pelo estresse, são, ou podem ser causadas pela obsessão? Se são, pode a obsessão ser eliminada pela terapia por hipnose? Segundo a doutrina, uma reforma moral, embora seja um pouco mais lenta , bastaria para uma pessoa eliminar esses problemas. Elimina-los através da hipnose não seria como eliminar o meio que fará essa pessoa perseverar na sua própria reforma interior? Dessa forma, existe algum perigo ou mesmo prejuízo em se ultilzar dessa técnica para se eliminar esses condicionamentos negativos?
[#204] - Como o espirito procede para obsediar?
[#280] - Gostaria de saber se estou ao lado de uma pessoa infeliz, e tento sair dessa situação, não consigo mas no fundo temos uma afinidade muito grande na qual sinto que é amor, mas tem algo que nos atrapalha. não consigo ter explicações. aí pergunto e possível ter um espírito que nos atrapalha?
[#299] - Descobri que sou médium obsidiado e gostaria de me informar como devo proceder para que eu caminhe à evolução.E também se eu sempre terei algum tipo de obsessão ou minha mediunidade irá tomando outro rumo se houver a doutrinação?
[#312] - Gostaria de saber se é possível um espírito obssessor provocar um desdobramento em um encarnado? Se a resposta for sim, qual seria o objetivo deste desdobramento? que artifício foi usado para provocar este desdobramento?
[#361] - Gostaria de mais informacoes sobre obsessao de encarnado para encarnado. Existe? Como nos livrar?
[#372] - O que fazer em um grupo no qual mensalmente se encontram para reunião de "mentores" neste dia não atendem aos necessitados, que nestas reuniões as mensagens que chegam se referem só os grandes vultos da literatura espírita.ex: Bezerra de Menezes, Eurípedes Barsanulfo,Irmã Sheilla, Frei Damião e outros, que o mesmo médium (dirigente) recebe mensagem na mesma noite dos 3 primeiros que citei.
[#377] - Gostaria de saber mais sobre os tratamentos aplicados nos espiritos recolhidos durante os tratabalhos de desobsessão. Principalmente aqueles que são congelados, levados a força pelos mentores.
[#389] - Pude observar pessoas aparentemente incorporadas por espíritos menos evoluídos que se dispoem a fazer mal a outras pessoas em troca de oferendas. Pergunto: 1) Espíritos inferiores teriam interesse em oferendas? 2)Podem esses espíritos, que se dizem organizados em grupos realmente causarem o mal de alguém? 3) Como saber se estamos sofrendo influência de tais espíritos e como nos proteger?
[#400] - Será que todo caso de depressão está ligado diretamente a algum tipo de obsessão espiritual?
[#429] - Pode a sindrome do pânico ser um processo de obsessão? E de que maneira posso ajudar a essa pessoa que se diz espirita e afirma que o problema dela não é espiritual. Presenciei ontem ela tendo a sindrome e me pareceu ser de fundo espiritual.
[#464] - Como ter certeza se estou sofrendo uma obssesão?
[#484] - Ggostaria de saber se é possível sentirmos cheiro de álcool em uma pessoa que não bebe? seria um tipo de obsessor? a forma de agir e de falar mudam completamente como se outra pessoa estivesse agindo.
[#587] - Tenho um filho de 7 anos. Desde os 5 anos tem apresentado medo de escuro e de ir ao banheiro sozinho, acorda no meio da noite para ir para nossa cama. No início achei que o medo era originario das fantasias criadas pela sua imaginação. Agora, passados 2 anos anos revelou para mim que constantemente os pensamentos "do Mau", como ele diz, tomam-lhe a mente, mesmo contra a sua vontade. Pedi que desenhasse as imagens que surgiam em sua mente e ele desenhou uma caveira cabeluda, disse que não conseguia desenhar seu corpo, mas que ele era composto por ossos, e desenhou uma forca , com uma moça sendo enforcada. Escreveu uma carta para Papai Noel e um dos pedidos foi que lhe tiresse esses pensamentos da sua cabeça. Pode um espírito estar o acompanhando e promovendo tal obsessão. Em casa nosso ambiente é tranquilo e na escola também.
[#601] - Qual o motivo que leva mulheres grávidas e crianças a não participarem de tratamentos desobsessivos? Como deve ser feito o atendimento às grávidas e às crianças e adolecentes?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo