Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
A visão de Deus (ítens 31 a 37) (Estudo 18 de 136)

       

1.- Estamos limitados por nosso corpo físico e por esta razão não vemos e não percebemos certas coisas, mesmo que sejam materiais. As coisas de essencia espiritual nao podem ser percebidas por orgaos materiais. Somente pela visao espiritual podemos ver o mundo imaterial e somente nossa alma pode ter a percepção de Deus.

2.- É comum nos perguntarmos se veremos Deus após nosso desencarne. Aqui mais uma vez, voltamos a estudar sobre o nosso grau evolutivo. Em nosso patamar evolutivo, quando estamos ainda tao presos à materia, quando ainda brigamos e lutamos colocando nosso amor proprio e nosso orgulho em primeiro lugar, é certeza que nao veremos Deus ao desencarnarmos.

3.- Nosso perispirito embora mais sutil que nosso corpo material ainda é demasiado grosseiro para certas percepções. Nossas imperfeições são como camadas que obscurecem nossa visao espiritual. No entanto o fato de não termos uma visao de Deus, não nos afasta do mesmo e não quer dizer que ele nao exista. O exemplo colocado por Kardec no item 33 exemplifica bem o caso.

4.- As varias encarnações são a oportunidade que temos de nos melhorar, de cada uma delas saimos fortalecidos e melhores do que chegamos e através desse processo depurativo é que vamos melhorando nossa visao espiritual e desfazendo as brumas que empanam nossa visao e vamos tendo uma melhor intuicao de Deus.

5.- Qual a aparencia de Deus? Dificil responder, visito que nao temos nenhum parametro de comparacao. Varias vezes os espiritos nos dizem que nao temos ainda maturidade para entender certos fenomenos e que nao temos em nosso vocabulario palavras adequadas para certas descricoes. Esse é o caso. nao temos como descrever Deus, ao menos por enquanto. Com esforço, estudo, reconstrução intima chegaremos lá.

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Como Kardec explica a impossibilidade de vermos Deus?

b) O que temos que fazer um dia podermos ver Deus ?

c) Sob qual aparência Deus se apresenta àqueles que podem o ver?

  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo