Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
Papel da ciência na Gênese (ítens 13 a 17) (Estudo 26 de 136)

       


1.- A existencia da alma é aceita por todas as religiões, no entanto o estudo da origem, natureza e destino dessa mesma alma é tratado como tabu pela maioria delas. Acredita-se que é assim porque Deus fez assim e ponto (fé cega).

2.- Isso levar o ser humano a angustia perante o desconhecido. As estórias alegóricas que nos contaram em nossa infancia, já nao nos satisfazem. O Homem sente-se perdido entre o passado e o futuro e muitas vezes entra no "viver aqui e agora" de maneira desenfreada, comprometendo esse futuro.

3.- O Homem encontra-se hoje neste patamar porque faltou a ele meios para observar o campo espiritual. Foi preciso que primeiro ele tivesse o conhecimento sobre a vida material para em uma outra etapa começar a pesquisar esse "outro lado" .
No entanto somente o conhecimento cientifico nao basta, é preciso o conhecimento das leis do principio espiritual.

4.- O Espiritismo é uma ciencia experimental. Através do estudo e com a ajuda da mediunidade é possivel devassar o outro plano, estabelecer relacoes de conhecimento, troca de informações e dessa maneira estudar o Homem como ser espiritual. diferente do ser material e suas transformações.

5.- Esse intercambio faz com que o ser humano complete o seu conhecimento a respeito de si próprio. O ser humano quando encarnado é a somatória do ser espiritual e do ser material e através do estudo sistematizado e científico será possível estudar nossa evolução como espíritos, nao de maneira definitiva, pois cada dia novas descobertas surgem, mas de uma maneira aproximada e racional.

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Qual a causa de muitas religioes nao discuytirem o aspecto cientifico da alma: sua origem e sua destinacao?

b) Qual a razão da questão do homem espiritual continuar somente na teoria?

c) No que o Espiritismo se diferencia das outras filosofias religiosas?


  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo