Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
Antigos e Modernos Sistemas do Mundo (ítens 11 a 14) (Estudo 29 de 136)

       

1.- Continuando nossa "viagem" pelo tempo e analisando o pensamento sobre os sistemas do mundo chegamos ao ano 140 da era cristã, com Ptlomeu. Segundo ele a Terra é uma esfera, situada no centro do Universo, composta por quatro elementos: terra, água, ar e fogo. Havia duas regioes a elemental e a etérea com onze céus girando em redor da Terra. Acima dos onze céus estava o Empíreo - mansao dos bem aventurados.

2.- A crença em diversos céus superpostos prevaleceu durante muito tempo variando somente quanto ao numero sendo que o sétimo era tido como o mais elevado. Daí dizermos quando estamos felizes que "estamos no sétimo céu" .

3.- No inicio do século XVI. Copérnico publicou um sistema que substituiu o de Ptolomeu colocando o Sol como centro, os planetas em sua volta com orbitas circulares e a Lua como satélite da Terra.

4.- Em 1609 Galileu inventa o telescópio, reconhece que os planetas nao tem luz própria e sao clareados pelo sol. Começa a cair por terra a fantasia dos céus superpostos. Os planetas sao mundos semelhantes á Terra e sem duvida tambem habitados.

5.- Ao agrupamento de estrelas foi dado o nome de constelacao com nomes especificos para cada uma delas. No entanto sabemos que tais nomes sao em parte fantasiosos.

6.- A partir de Copernico e Galileu a astronomia só fez avançar embora tenha sido muito dificil provar estas teorias. Porem nada poderia prevalecer contra uma verdade reconhecida.

7.- Teremos depois Kepler(orbitas elipticas), Newton (gravitacao universal), Laplace (mecanica celeste) fazendo com que a Astronomia deixe de ser uma conjectura e passe a ser ciencia comprovada em bases rigorosas do calculo e da geometria.

8.- Enfim, na vastidao do Universo podemos constatar a grandeza da obra de Deus, a qual descobrimos a cada dia no esforço dos homens de genio para por fim a nossa ignorancia.


QUESTÕES PARA ESTUDO


a) Qual a concepção de Ptolomeu sobre o sistema do mundo?

b) E de Copérnico?

c) Que descobertas de Galileu modificaram essas concepções?

d) Como surgiu a crença na influência das constelações?

e) Qual a importância desses homens de ciência para o desenvolvimento da Astronomia?

  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo