Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
A Matéria (ítens 03 a 07) (Estudo 32 de 136)

       

R E S U M O

1. Ao analisarmos o mundo que nos rodeia, os objetos, a natureza, os animais nao encontramos dois que sejam iguais.
Existem desde diferenças gritantes a minusculos detalhes que individualizam cada ser ou objeto do Universo.

2. A Quimica - ciencia de observacao por excelencia - nos colocou que os quatro elementos que formam a natureza sao simples. A terra é simplesmente uma combinacao de substancias que pode variar infinitamente; o ar e agua sao facilmente decompostos e portanto produto de equivalentes em estado gasoso; o fogo nao é um elemento principal e sim um estado da matéria. No entanto através da Quimica veio o conhecimento de principios chamados de corpos simples o que quer dizer que sao primitivos e nao podem ser decompostos em partes mais simples.

3. Embora embasado na ciencia o homem toma a aparencia pela realidade pois seu grau evolutivo nao permite que enxergue alem de seus conhecimentos e com isso vê apenas a matéria cosmica primitiva embora diversificada em certas regioes, mas una e simples.

4. Nos é colocadopor Galileu que mesmo os Espiritos muitas vezes nao podem se aprofundar em certos assuntos e portanto dao suas opinioes pessoais, baseadas em suas observaçoes. No presente caso que estudamos a matéria é necessario que reconheçamos a unidade da matéria para podermos explicar os sóis, a germinacao dos vegetais ou mesmo a produçao de um inseto.

5. Podemos ponderar no entanto que existe uma diversidade muito grande de matéria e isto se deve às suas transformaçoes, condiçoes ambientais e variadas combinaçoes. Se levarmos em conta tudo isso e a existencia de fluidos que revestem a matéria chegamos a uma substancia primitiva: o cosmos ou matéria cósmica.

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Há no Universo uma só matéria ou várias?

b) Como explicar a diversidade de formas com que se apresenta a matéria?

c) O que são corpos simples?
  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo