Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
As estrelas fixas (ítens37a 44) (Estudo 40 de 136)

       

R E S U M O


1.- As estrelas que chamamos fixas pertencem todas a uma mesma aglomeração de astros estelares. Elas fazem parte da aglomeracao que recebeu o nome de Via-Lactea. Sao os chamados "sois".

2. A maior parte desses "sois" são como o nosso rodeados de mundos secundarios aos quais dao luz e calor. Os tamanhos variam assim como suas funçoes e o numero de planetas que gravitam em torno deles. Assim existem no espaco existem o que é chamado em astronomia de estrelas duplas. Dois sóis que giram em torno do outro. Nos mundos que giram em redor deles o tempo é contado diferente do nosso e suas condições de vida sao inimaginaveis para nós.
Existem ainda outros que nao tem planetas ao seu redor. Com isso vemos que as leis da natureza existem, mas sao diversificadas em sua imensidade de acordo com as necessidades de cada globo.

3.- Apesar de um numero grandioso dessas estrelas (sóis) e seus sistemas e de as distancias que as separam serem incomensuráveis elas pertencem todas a mesma nebulosa estelar que na realidade nao é senao uma unidade na ordem do espaço sideral.

4. O fato de pertencerem a mesma nebulosa (Via Lactea) nao os deixa estaticos. Todos seguem um movimento de translaçao no espaço seguindo orbitas fechadasem cujo centro existe um astro superior.

5.- O astro central se move pelo espaço arrastando seus sistema de planetas. O interessante é que esse sistema é secundario em relaçao a um outro mais importante do que ele ainda. essa subordinacao tende ao infinito pois somente na Via Lactea temos mais ou menos trinta milhoes de sóis subordinados uns aos outros.

6.- Essa quantidade inumeravel de astros vivem uma vida solidaria. Nao existe nada isolado no Universo. Nao há imobilidade, nem silencio, nem noite.

QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Como podemos descrever as chamadas "estrelas fixas"?

b) Qual o seu papel no Universo?

c) O que vem a ser "sol central"?

d) Que características da Criação podemos encontrar no estudo deste item, inclusive aplicáveis à vida do espírito imortal?
  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo