Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
Períodos geológicos - 3a.pte (itens 15 a 18) (Estudo 47 de 136)

       

1.- O achatamento dos polos indicam que a Terra em sua origem deve ter apresentando um estado de fluidez, causada pelo fogo ou amolecida pela agua. Se levarmos em conta os fenomenos naturais que ainda hoje ocorrem veremos que existe no interior da Terra um lugar onde há fogo permanente. Como prova disso temos o calor que aumenta a medida que se penetra no interior da Terra, as águas termais quentes, e o espetaculo maravilhoso de uma vulcao em erupçao, que funciona como uma panela de pressao expelindo gazes e vapores assim como material incandescente.

2.- Experiencias demonstram que a temperatura se eleva de 1 grau a cada 30 metros de profundidade, donde se infere que a partir de 3.000 metros teremos uma temperatura de 100 graus (temperatura da agua fervente). Isso nos leva a crer que a Terra ainda é uma massa incandescente, recoberta por uma crosta sólida. A espessura dessa crosta, varia de acordo com a regiao sendo que nos terrenos vulcanicos ela é mais fina.

3.- Deste estudo podemos ver que o estado de fluidez da Terra teve como causa o calor e nao a agua. Em sua origem a Terra era uma massa incandescente que aos poucos foi esfriando a partir da superficie que endureceu, mas o seu interior continua liquido e quente.

4.- A quantidade de atomos existentes na Terra na epoca da sua formaçao é a mesma de hoje. Houve somente uma mudança de estado. Muito do que era liquido ficou sólido, combinaram-se substancias em consequencia do resfriamento. O ar estava misturado com a água ( em forma de vapor) e as substancias tais como metais, enxofre e carbono em estado de gazes. A atmosfera da Terra era opaca e a luz do sol nao a atravessava.




QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Que circunstâncias comprovam a existência de um foco de fogo no interior do planeta?

b) A Terra, em seus primórdios, era uma massa incandescente. Como se deu o processo de resfriamento?

c) Seria possível, nessa fase de sua formação, a existência de ser vivo na Terra?

d) Em termos de numero de átomos, ou seja, da presença de elementos, qual a diferença do que existia na época da formação da Terra e do que existe hoje?

  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo