Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
Período secundario (itens 28 a 32) (Estudo 50 de 136)

       

1.- O período secundário é caracterizado por camadas numerosas e possantes que marcam sua formação lenta.

2.- A diminuição do calor e da umidade faz com que a vegetacao se torne menos colossal e surgem as primeiras árvores propriamente ditas.

3.- Os animais ainda sao áquaticos ou quando muito anfibios. A vida animal sobre a Terra faz poucos progressos. O que temos é a formaçao de animais conchíferos nos mares em virtude da concentraçao de matérias calcarias, melhor organizacao dos peixes com o surgimento dos primeiros cetáceos. Surgem nesta época répteis enormes tais como os ictiossauros especie de peixe-lagarto, o teleossauro parecido com os atuais crocodilos e outros.

4.- Esse período deve ter sido muito grande como demonstram a espessura das camadas geológicas. A vida animal tem um desenvolvimento muito grande no meio aquático.

5.- O ar mais limpo para a respiracao faz com que alguns animais vivam sobre a terra. Desaparecem os grandes animais aquaticos.

6.- O ser humano diz que todos os animais foram criados para servi-lo, mas vemos que isso nao é verdade, pois é muito grande o numero de animais que viveram e se extinguiram antes que o homem habitasse a superficie do planeta.



QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Qual a característica do periodo secundário?

b) Por que os animais ainda sao aquaticos nessa epoca de desenvolvimento da Terra?

c) Quais os animais que caracterizam esse período geológico?

d) "O orgulho tem feito o homem dizer que todos os animais foram criados em sua intençao e para suas necessidades". Essa premissa é verdaeira ou falsa?

  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo