Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > A Gênese
Cataclismos futuros (itens 11 a 14) (Estudo 61 de 136)

       

1.- O período de grandes transformações na Terra, está encerrado. A crosta terrestre está solidificada e a grande maioria dos vulcoes está extinto ou cobertos por terrenos formados posteriormente. É evidente que ainda temos alguns vulcões ativos e fenomenos de inundacões e outras acomodações, mas já temos uma certa estabilidade.

2.- Quanto aos cometas hoje sabemos que nao trazem nenhum perigo, pelo contrário sao fonte de energia que armazenam em sua trajetoria espacial. Sabemos que tem uma natureza fluidica e portanto caso se chocassem com a Terra, nao trariam nenhum prejuizo ao nosso planeta. Seria como navegar em um nevoeiro. A cauda dos cometas é tão somente reflexo da luz solar.

3.- O choque da Terra com algum outro planeta também é uma hipotese remota se levarmos em conta a invariabilidade das leis que regem os movimentos dos corpos celestes. O fim da Terra como planeta ainda é remoto pois sua idade é recente e seus habitantes estão muito longe da perfeiçao.

4.- Fisicamente a Terra está em um período de estabilidade relativa. No entanto nosso planeta está em pleno trabalho de gestação do progresso moral. Aí é que residem nossos cataclismas futuros, gerados pelo homem. com convulsões muito mais morais e sociais do que físicas.



QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Quais as razões apontadas por Kardec para afirmar que a Terra não deverá passar por novos cataclismos gerais?

b) Podemos considerar que os cometas representam um risco para a integridade física da Terra?

c) E quanto à possibilidade de um choque com outros planetas?

d) É correta a afirmação no sentido de que a Terra um dia terá fim?

e) Quais seriam os cataclismos futuros de que Kardec nos fala?

  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo