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Princípio espiritual (itens 1 a 5) (Estudo 69 de 136)

       

1.- A existência do princípio espiritual é um fato que não precisa de demonstração, assim como o princípio material. Se
todo efeito tem uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente. Vivo, o homem pensa. Logo, há nele
algo mais que num corpo sem vida.

2.- O princípio espiritual é o corolário da existência de Deus. Sem esse princípio, Deus não teria razão de ser, visto que
não se poderia conceber a soberana inteligência a reinar, pela eternidade, unicamente sobre a matéria bruta. Não se
podendo admitir Deus sem os atributos essenciais de justiça e bondade, inúteis seriam essas qualidades, se ele as
houvesse de exercitar somente sobre a matéria.

3.- Por outro lado, não se poderia conceber um Deus soberanamente justo e bom, se admitirmos que cria seres
inteligentes e sensíveis para lançá-los ao nada, após alguns dias de sofrimento sem compensações. Sem a
sobrevivência do ser pensante, os sofrimentos da vida seriam, da parte de Deus, uma crueldade sem objetivo. Eis por
que o materialismo e o ateísmo são corolários um do outro. Negando o efeito, não podem eles admitir a causa. O
materialismo é, pois, conseqüente consigo mesmo, embora não o seja com a razão.

4 - É inata no homem a idéia da perpetuidade do ser espiritual, que se acha nele em estado de intuição e de aspiração,
fazendo-o compreender que somente aí está a compensação às misérias da vida. À essa idéia intuitiva e à força da
razão o Espiritismo junta a sanção dos fatos, provando a existência do ser espiritual, sua sobrevivência, sua imortalidade
e sua individualidade. Mostra o ser inteligente a atuar fora da matéria, quer depois, quer durante a vida do corpo.

5.- São a mesma coisa o princípio espiritual e o princípio vital?

Partindo, como sempre, da observação dos fatos, diremos que, se o princípio vital fosse inseparável do princípio
inteligente, haveria certa razão para que os confundíssemos. Mas, havendo, como há, seres que vivem e não pensam,
como as plantas; corpos humanos que ainda se revelam animados de vida orgânica quando já não há qualquer
manifestação de pensamento; movimentos vitais independentes de qualquer intervenção da vontade e considerando que,
durante o sono, a vida orgânica se conserva em plena atividade, enquanto que a vida intelectual por nenhum sinal exterior
se manifesta, é cabível se admita que a vida orgânica reside num princípio inerente à matéria, independente da vida
espiritual, que é inerente ao Espírito. Ora, desde que a matéria tem uma vitalidade independente do Espírito e que o
Espírito tem uma vitalidade independente da matéria, evidente se torna que essa dupla vitalidade repousa em dois
princípios diferentes.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Em que se fundamenta Kardec para afirmar a comprovação da existência do princípio espiritual?

b) Por que a sobrevivência desse princípio é inerente à existência de um Deus bom e justo?

c) Que papel desempenha o Espiritismo na comprovação do princípio espiritual e qual a importância disso para o
homem?

d) Qual a diferença entre o princípio espiritual e o princípio vital?

  Conclusão deste estudo 
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