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Elementos fluídicos (itens 1 a 6) (Estudo 91 de 136)

       

R E S U M O


1.- A ciência resolveu a questão dos milagres que derivam do elemento material, explicando-os ou demonstrando a sua impossibilidade, em face das leis que regem a matéria. Os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual, porém,
não podendo ser explicados unicamente por meio dessas leis, escapam às investigações da ciência, permanecendo
com a aparência do maravilhoso. É, pois, nas leis que regem a vida espiritual que se pode encontrar a explicação dos chamados milagres dessa categoria.

2 - O fluido cósmico universal é a matéria elementar primitiva, cujas modificações e transformações constituem a
inumerável variedade dos corpos da Natureza (Cap. X). Como princípio elementar do Universo, ele assume dois estados
distintos: o de eterização ou imponderabilidade, que se pode considerar o primitivo estado normal e o de materialização
ou de ponderabilidade, que é, de certa maneira, consecutivo àquele. O ponto intermédio é o da transformação do fluido
em matéria tangível. Mas, ainda aí, não há transição brusca, pois podem se considerar os nossos fluidos imponderáveis
como termo médio entre os dois estados (Cap. IV, nºs 10 e seguintes).

3.- Cada um desses dois estados dá lugar a fenômenos especiais: no estado de materialização ou de ponderabilidade,
a fenômenos materiais, de alçada da ciência; no estado de eterização ou de imponderabilidade, a fenômenos do mundo
invisível, chamados espirituais ou psíquicos, que são atribuições do Espiritismo. Como a vida espiritual e a corporal
encontram-se incessantemente em contato, os fenômenos das duas categorias, muitas vezes, produzem-se
simultaneamente. No estado de encarnação, o homem somente pode perceber os fenômenos psíquicos que se
prendem à vida corpórea. Os do domínio espiritual escapam aos sentidos materiais e só podem ser percebidos no
estado de espírito.

4.- No estado de eterização, o fluido cósmico não é uniforme, sofrendo modificações, em gênero, tão variadas e mais
numerosas talvez do que no estado de matéria tangível. Essas modificações constituem fluidos distintos que, embora procedentes do mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais e dão lugar aos fenômenos peculiares ao
mundo invisível. Estes fluidos têm para os Espíritos, que também são fluídicos, uma aparência tão material, quanto a
dos objetos tangíveis para os encarnados e são, para eles, o que são para nós as substâncias do mundo terrestre.
Dependendo de sua evolução, eles os elaboram e combinam para produzirem determinados efeitos, como fazem os
homens com os seus materiais, ainda que por processos diferentes.

5.- Os elementos fluídicos do mundo espiritual escapam à percepção dos nossos sentidos, feitos para perceberem a
matéria tangível e não a matéria etérea. Mas, entre tais fluidos, há os tão intimamente ligados à vida corporal, que, de
certa forma, pertencem ao meio terreno. Em falta de observação direta, seus efeitos podem se observar como se
observam os do fluido do imã, que jamais se viu. É essencial esse estudo, porque está nele a chave de uma imensidade de fenômenos que não se consegue explicar unicamente com as leis da matéria.

6.- A pureza absoluta é o ponto de partida do fluido universal, sendo o ponto oposto o em que ele se transforma em
matéria tangível. Entre esses dois extremos, dão-se inúmeras transformações, mais ou menos aproximadas de um e
de outro. Os fluidos mais próximos da materialidade, os menos puros, conseguintemente, compõem o que se pode
chamar a atmosfera espiritual da Terra. Por muito sutis e impalpáveis que nos sejam esses fluidos, não deixam por
isso de ser de natureza grosseira, em comparação com os fluidos etéreos das regiões superiores.

7.- Quem conhece a constituição íntima da matéria tangível? Ela talvez somente seja compacta em relação aos
nossos sentidos. Tendo por elemento primitivo o fluído cósmico etéreo, há de ser possível que a matéria tangível,
desagregando-se, volte ao estado de eterização, do mesmo modo que o diamante, o mais duro dos corpos, pode se
volatilizar em gás impalpável. Na realidade, a solidificação da matéria não é mais do que um estado transitório do fluido
universal, que pode volver ao seu estado primitivo, quando deixam de existir as condições de coesão.
8.- Quem sabe mesmo se, no estado de tangibilidade, a matéria não é suscetível de adquirir uma espécie de eterização
que lhe daria propriedades particulares? Certos fenômenos, que parecem autênticos, tenderiam a fazer supô-lo. Ainda
não conhecemos senão as fronteiras do mundo invisível. O porvir, sem dúvida, nos reserva o conhecimento de novas
leis, que nos permitirão compreender o que se nos conserva em mistério.


QUESTÕES PARA ESTUDO

a) Por que os fenômenos em que prepondera o elemento espiritual ainda são comumente considerados milagres?

b) Como podemos definir o fluido cósmico universal?

c) Em que estados ele pode se apresentar e a que tipo de fenômenos cada um deles dá lugar?

d) Que tipos de transformações pode sofrer o fluido cósmico universal?

e) Como podemos definir o fluido espiritual e como os espíritos atuam sobre ele?

f) O fluido cósmico universal é o mesmo em todos os mundos que constituem o Universo?

g) Pode a matéria ponderável retornar ao estado fluídico original?


  Conclusão deste estudo 
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