Espiritismo Educação Recursos Ajuda Serviços
Estudos
Salas de Estudo      O Livro dos Espíritos      O Evangelho      A Gênese
O Livro dos Médiuns      Série André Luiz      Educar      Família      
Home > O Livro dos Espíritos
Igualdade Natural. Desigualdade de aptidões. (Estudo 138 de 193)

       


a) Deus criou todos os homens na mesma condição de igualdade, tanto materialmente como espiritualmente. As leis são as mesmas para todos, estando todos sujeitos às mesmas fraquezas, às mesmas dores, bem como à mesma evolução. Não há privilégios, nem exceções ou condenações. Todoso são iguais perante Deus.

b) A desigualdade ou diversidade de aptidões é decorrente dos diversos graus de evolução em que estagiam os espíritos, encarnados ou desencarnados. Esses diferentes graus de volução são fruto de maior ou menor quantidade de experiências, bem como de uma boa ou má utilização da vontade (livre-arbítrio), na busca do auto-aperfeiçoamento.

c) Essa variedade de aptidões é necessária a fim de que cada um possa contribuir, dentro da posição em que se encontra, com os objetivos da Providência Divina.

d) Quando um Espírito atinge um determinado grau de desenvolvimento de suas aptidões, ele não regride, não as perde. Pode escolher um envoltório de condições mais grosseiras, a fim de ter um maior aprendizado, mas continuará no íntimo tendo as mesmas aptidões desenvolvidas.
  Conclusão deste estudo 
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo