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C O N C L U S Ã O - Item V (Estudo 189 de 193)

       

V

" Os que dizem que as crenças espíritas ameaçam invadir o mundo, proclamam, ipso facto, a força do Espiritismo,
porque jamais poderia tornar-se universal uma idéia sem fundamento e destituída de lógica. Assim, se o Espiritismo
se implanta por toda parte, se, principalmente nas classes cultas, recruta adeptos, como todos facilmente
reconhecerão, é que tem um fundo de verdade. Baldados, contra essa tendência, serão todos os esforços dos
seus detratores e a prova é que o próprio ridículo, de que procuram cobri-lo, longe de lhe amortecer o ímpeto,
parece ter-lhe dado novo vigor, resultado que plenamente justifica o que repetidas vezes os Espíritos hão dito: "Não
vos inquieteis com a oposição; tudo o que contra vós fizerem se tornará o vosso favor e os vossos maiores
adversários, sem o quererem, servirão à vossa causa. Contra a vontade de Deus não poderá prevalecer a má-
-vontade dos homens."

Por meio do Espiritismo, a Humanidade tem que entrar numa nova fase, a do progresso moral que lhe é conseqüência
inevitável. Não mais, pois, vos espanteis da rapidez com que as idéias espíritas se propagam. A causa dessa celeridade
celeridade reside na satisfação que trazem a todos os que as aprofundam e que nelas vêem alguma coisa mais do que
fútil passatempo.. Ora, como cada um o que acima de tudo quer é a sua felicidade, nada há de surpreendente em que
cada um se apegue a uma idéia que faz ditosos os que a esposam.

Três períodos distintos apresenta o desenvolvimento dessas idéias: primeiro, o da curiosidade, que a singularidade dos
fenômenos produzidos desperta; segundo, o do raciocínio e da filosofia; terceiro, o da aplicação e das conseqüências.
O período da curiosidade passou; a curiosidade dura pouco. Uma vez satisfeita, muda de objeto. O mesmo não
acontece com o que desafia a meditação séria e o raciocínio. Começou o segundo período, o terceiro virá
inevitavelmente.

O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi sendo mais bem compreendido na sua essência íntima, depois
que lhe perceberam o alcance, porque tange a corda mais sensível do homem: a da sua felicidade, mesmo neste mundo.
Aí a causa da sua propagação, o segredo da força que o fará triunfar. Enquanto a sua influência não atinge as massas,
ele vai felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum fenômeno têm testemunhado, dizem: à parte esses fenômenos, há a filosofia, que me explica o que NENHUMA OUTRA me havia explicado. Nela encontro, por meio unicamente do raciocínio, uma solução racional para os problemas que no mais alto grau interessam ao meu futuro.
Ela me dá calma, firmeza, confiança; livra-me do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isto, secundária se torna a
questão dos fatos materiais.

Quereis, vós todos que o atacais, um meio de combatê-lo com êxito? Aqui o tendes. Substituí-o por alguma coisa
melhor; indicai solução MAIS FILOSÓFICA para todas as questões que ele resolveu; dai ao homem OUTRA
CERTEZA que o faça mais feliz, porém compreendei bem o alcance desta palavra certeza, porquanto o homem não
aceita, como certo, senão o que lhe parece lógico. Não vos contenteis com dizer: isto não é assim; demasiado fácil
é semelhante afirmativa. Provai, não por negação, mas por fatos, que isto não é real, nunca o foi e NÃO PODE ser.
Se não é, dizei o que o é, em seu lugar. Provai, final mente, que as conseqüências do Espiritismo não são tornar
melhor o homem e, portanto, mais feliz, pela prática da mais pura moral evangélica, moral a que se tece muitos
louvores, mas que muito pouco se pratica. Quando houverdes feito isso, tereis o direito de o atacar.

O Espiritismo é forte porque assenta sobre as próprias bases da religião; Deus, a alma, as penas e as recompensas
futuras; sobretudo, porque mostra que essas penas e recompensas são corolários naturais da vida terrestre e, ainda,
porque, no quadro que apresenta do futuro, nada há que a razão mais exigente possa recusar.

Que compensação ofereceis aos sofrimentos deste mundo, vós cuja doutrina consiste unicamente na negação do
futuro? Enquanto vos apoiais na incredulidade, ele se apóia na confiança em Deus; ao passo que convida os homens
à felicidade, à esperança, à verdadeira fraternidade, vós lhes ofereceis o nada p or perspectiva e o egoísmo por
consolação. Ele tudo explica, vós nada explicais. Ele prova pelos fatos, vós nada provais. Como quereis que se
hesite entre as duas doutrinas?"


QUESTÕES PARA ESTUDO

1 - Em que consiste a força do Espiritismo, que o torna inabalável aos ataques que lhe são dirigidos?

2 - Qual a principal meta do Espiritismo?

3 - Qual o aspecto da vida humana que o Espiritismo alcança e que propiciou a sua rápida propagação?

4 - O Espiritismo contraria as bases da religião?


  Conclusão deste estudo 
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