Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Orson Carrara
Entrevistado: Orson Carrara
Tema: O Centro Espírita
Número de questões: 22

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Qual a sua opinião sobre a manifestação de espíritos que apresentam-se como pretos velhos, em Centros da Doutrina Espírita?
[#002] - Fazemos distribuição de farnel. Você acha que para as pessoas cadastradas o centro deve exigir a presença das mesmas nas reuniões, como uma forma de dar o alimento e o esclarecimento?
[#003] - Passamos por dois assaltos, no local onde funcionamos, que é um bairro de classe pobre. O que nos aconselha? Sair? Ficar? Enfrentar sem medos?
[#004] - Como desenvolver um trabalho melhor, que motive o freqüentador da Casa Espírita ao estudo da Doutrina ?
[#005] - Você poderia fornecer alguma indicação sobre como deva ser o funcionamento, montagem, trabalhos, etc, de um Centro Espírita? Ou algum site ou obra que forneça esta orientação?
[#006] - Há uma corrente que vem levantando a necessidade do uso também no Centro Espírita da utilização do conceito de Qualidade Total, dos 5 (cinco) S. Qual a posição do Senhor quanto a isto?
[#007] - Quais as atitudes mais práticas e recomendáveis aos dirigentes e trabalhadores dos Centros Espíritas dentro do lema espírita "sem caridade não há salvação", de modo a que a doutrina chegue aos leigos sem criar impactos e/ou paradigmas que os afastem ao invés de aproximá-los ?
[#008] - Apesar da existência da FEB (Federação Espírita Brasileira) e outras organizações criadas por trabalhadores do bem e da verdade, visando a união dos que professam a Doutrina Espírita, algumas casas ainda vivem isoladas e sob o personalismo dos seus dirigentes. Na sua visão o que poderia, independente do personalismo que possa advir dos dirigentes, ser feito dentro dos Centros Espíritas para que a fraternidade, a união prevaleça aos interesses pessoais?
[#009] - Qual a visão da Doutrina Espírita em relação ao Centro Espírita Virtual?
[#010] - O Centro Espírita que trabalho pretende criar um trabalho de Desobssessão. Como devemos proceder? Podemos criar este trabalho sem a orientação dos espíritos?
[#011] - Orson, sabemos que você é de família espírita e atua na doutrina como dirigente unificacionista, além das atividades normais centro espirita. Na sua opinião, por que a USE adotou essa atitude dogmática de cunho sacerdótico, chamando para si todos os participantes das casas espíritas, como se ela fosse uma sé espirita? Como a USE pretende resolver a questão da FEB em relação ao Roustanguismo?
[#012] - Como escritor e jornalista que é, você não acha que há muitas obras ditas psicografadas, e que esses arautos da espiritualidade, usam esse recurso muito mais para finalidades materiais, que de atendimento fraterno?
[#013] - Porque alguns Centros Espíritas adotam o uso de roupa branca?
[#014] - A reunião pública, geralmente, é a porta de entrada para o iniciante na doutrina. Qual a duração aconselhável para a exposição evangélica nestas reuniões?
[#015] - O que dizer de palestras com temas tais como: cromoterapia e descrição sobre os chacras? Ou deve-se estudar a doutrina, nestas reuniões públicas, embasados na codificação Kardequiana e obras subsidiárias, tais como as de Emmanuel e André Luiz?
[#016] - Como as técnicas de Administração modernas deve ser consideradas pelos dirigentes das casas espíritas? O centro espirita trabalha com plano estratégico e visão de futuro?
[#017] - Os dirigentes de casas espiritas em geral são pessoas de idade avançada. Por que não vemos um numero maior de jovens (+- 35anos) administrando os centros espiritas?
[#018] - Por que existem um distanciamento entre as casas espiritas? Aonde fica a questão da UNIFICAÇÃO? O Centro espirita é realmente a célula do movimento espírita?
[#019] - Frequentei e trabalhei num Centro Espírita (no período de 1993-2000) que primava pela Pureza Doutrinária. Não estava mais concordando com algumas atitudes do dirigente e me desliguei deste Centro. Estou procurando me sintonizar com uma Casa Espírita nas proximidades de minha casa. Entretanto eles tem conduta diferente do local que freqüentava. Os trabalhadores usam roupas brancas. Utilizam cristais nos trabalhos de cura. Indicam o uso de sal grosso aos assistidos. É certo isso? De acordo com esclarecimentos contidos no Livro "Pureza Doutrinária", essas práticas não condizem com a Doutrina de Kardec. Fui convidada a trabalhar neste Centro Espírita, e sei que realmente atendem os necessitados da região, tenho receio de reiniciar um trabalho com essas dúvidas na mente.
[#020] - É verdade que uma mulher quando engravida não pode mais exercer o seu trabalho no Centro Espírita?
[#021] - O que você acha sobre os centros espíritas que não permitem às pessoas que façam perguntas durante as palestras? Somos apenas ouvintes. Isso é certo?
[#022] - Mesmo tendo trabalhado como médium passista em um centro, não consigo me encaixar em outro centro para trabalhar, pois, o mesmo não permite a entrada de pessoas de fora da "panelinha" formada. O que você acha disso?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo