Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Richard Simonetti
Entrevistado: Richard Simonetti
Tema: Divulgação do Espiritismo
Número de questões: 31

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como falar sobre o Espiritismo para uma pessoa que desconhece a respeito, é materialista, e de acordo com suas palavras "acha que tem um espírito mas não está convencido". Como proceder?
[#002] - Na maioria das vezes, as pessoas procuram os centros na certeza de encontrar curas e soluções para seus problemas: sabemos que a intenção dos centros espiritas está na divulgação da doutrina através da evangelização e de palestras públicas! Como divulgar os Centros e como saber os que realmente estão fazendo este tipo trabalho, com consciência, amor e caridade, desmistificando a questão da "consulta mediúnica"?
[#003] - O que o Sr. acha da influência pessoal do comunicador na Divulgação do Espiritismo?
[#004] - Resido numa cidade no interior do Goiás onde o preconceito contra a Doutrina Espírita é muito grande devido a cidade ser constituída numa grande maioria de evangélicos. Com o intuito de divulgar o Espiritismo, resolvi realizar palestras utilizando o auditório de um colégio e para isso, ponho algumas faixas na cidade anunciando que em tal dia realizaremos uma palestra sobre tal assunto, bem como colo alguns panfletos na cidade. Gostaria de saber se é válido este tipo de divulgação.
[#005] - Por que o Espiritismo sofre ainda tantas restrições por parte da Imprensa? Quais seriam os critérios para promover uma maior divulgação da doutrina espírita? Como eu poderia colaborar sendo jornalista?
[#006] - Ao meu ver um problema que impede de alguma forma a divulgação da Doutrina Espírita, é a sua associação com outros segmentos religiosos espiritualistas. A minha sugestão, muito embora sabendo que contraria a opinião de muitos, é a aceitação do termo "Kardecista", para caracterizar os praticantes do Espiritismo. Qual a sua opinião a respeito?
[#007] - Entendemos ser a reunião pública na casa espírita uma das formas de divulgação da doutrina espírita. Assim sendo, se possível, gostaria de apresentar as seguintes perguntas: Se existe, qual a fonte da afirmação que durante esta reunião o ambiente físico "se dilata" para comportar tantos espíritos desencarnados ali presentes? Os espíritos que acompanham os encarnados, ali permanecem para ser auxiliados?
[#008] - Caro Richard, nesses tempos modernos em que nos encontramos, a Internet e os vários meios de comunicação se mostram como ferramentas de divulgação de idéias de todos os tipos, e se mal utilizada podem levar à graves conseqüências. A leitura de livros, por sua vez, para muitos os que necessitam de orientação, é um veículo pouco interessante. As mídias populares como a TV e o rádio, desde anos até aqui, tiveram um papel um tanto quanto distorcido: já não mais se preocupam em esclarecer, formar opinião, e sim, apenas entreter o indivíduo que já se encontra saturado de sua rotina amarga e dolorosa da vida moderna.... eu lhe pergunto então: como conseguir a atenção dessas pessoas que, na sua ignorância, buscam auxílio em lugares cujos propósitos não são de elevação espiritual? Tendo em vista que, dentro de nossa condição de espíritas, realmente não somos melhores que ninguém, mas gostaríamos de acalentar mais e mais corações aflitos - não apenas com pão e roupa, mas com carinho e dedicação. Se o nosso papel não é o de converter ninguém ao Espiritismo, mesmo porque, apenas mostrar que o bem está em toda a religião (ou doutrina) que siga a caridade como objetivo maior, o amor ao próximo, a fé e a união dos homens. Como então conciliar essa prerrogativa diante de tantas dores do mundo, feridas que se abrem frente aos nossos olhos e que, na fúria e na angústia, essas pessoas não querem abrir o coração para a lição de Luz do Nosso Pai? Como divulgar a doutrina espírita neste caso? Seria apenas uma questão de comportamento? Atitudes benéficas? Ou chamá-lo ao estudo seria uma saída aconselhável?
[#009] - Na reunião pública da casa espírita onde trabalhamos, foi instituído, uma vez por mês, um chá fraterno (com toda a simplicidade, onde é servido chá com torradas e biscoitos) com o intuito de abrir nova frente de trabalho para os freqüentadores e sobretudo para se ter tempo para conversar e divulgar os eventos programados no movimento espírita da nossa cidade. O Sr. entende que esta atividade esteja também divulgando a Doutrina Espírita?
[#010] - Gostaria de perguntar ao nosso querido Simonetti, como agir quando toda sua família é católica e você é a única pessoa espírita por convicção e iniciativa própria?
[#011] - Na sua opinião, qual a postura quanto à prática de cirurgias mediúnicas com incisão e ao receituário de medicamentos alopáticos nos centros espíritas?
[#012] - Simonetti, conheço o seu trabalho e sua forma de expor os assuntos doutrinários, e os admiro. Será porém, que o tanto de obras ditas psicografadas (as suas não trazem esse aspecto) que brotam em avalanche, são mesmo de esclarecimento? Cito, por exemplo, "O Livro dos Espíritos", editado por João Nunes Maia, em 15 tomos de maior volume que o principal. Isso já não é a tão famosa atuação dos espíritos inferiores?
[#013] - Faço parte do Ipepe Debates de Pernambuco e estou desenvolvendo um Projeto sobre a Divulgação do Espiritismo para a mídia. Você acha que para podermos fazer este movimento, seria importante criarmos uma fundação ( Tipo Bends, Capemi) a fim de gerar recursos para tal empreitada?
[#014] - Entendendo ser a reunião pública da casa espírita uma forma de divulgação, perguntamos: Qual a duração ideal da reunião pública?
[#015] - Fazemos campanha do quilo num bairro da nossa cidade, onde a casa onde trabalhamos é a única casa espírita do bairro. Para ser distribuída na campanha do quilo, foi impressa uma mensagem de Emmanuel, onde cita o livro em que a mesma está publicado e dizendo ser uma oferta daquela casa. No verso encontra-se a informação dos trabalhos desenvolvidos na casa, com o dia e horário. Durante a campanha, conversa-se com os moradores das residências visitadas, na calçada, oferecendo a mensagem, esclarecendo o endereço da casa, convidando a conhecê-la. Esta também é uma forma correta de divulgação?
[#016] - Ouço sempre falar que "o melhor meio de divulgar a doutrina dos Espíritos, é viver o Evangelho de Jesus a luz da Doutrina Espírita, ou seja: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, perdoar quantas vezes for preciso..." e por ai vai. O que o Sr acha a respeito, qual a sua visão, e que comentário gostaria de fazer?
[#017] - Tenho 44 anos, casado, 04 filhos. Após a perda do meu querido pai a dois anos, tive algumas experiências que acredito ser evidências, contatos com ele através de sonhos que se demonstraram de uma realidade incrível, dai iniciei meu aprofundamento no estudo da Doutrina Espirita e recentemente participei do 10.Congresso Espírita do RN, que por sinal elevou muito meu nível de conhecimento e esclarecimento. O que eu gostaria de saber é que tenho me desenvolvido sozinho através de literatura, e praticado a Evangelização no meu Lar com minha família e amigos, isto é correto ou deveria procurar um Centro Espírita para dar continuidade aos meus trabalhos?
[#018] - Qual a melhor maneira de se divulgar a Doutrina no meio acadêmico, onde em sua maioria predomina pensamentos e ideologias materialistas?
[#019] - Devo dizer que sou espírita nas entrevistas que eu for fazer para procurar emprego? E se eles os entrevistadores agirem com discriminação, o que devo fazer?
[#020] - Gostaria de saber sobre quais os Livros de sua autoria que explicam o Livro dos Espíritos de Allan Kardec, numa linguagem mais simples.
[#021] - Richard, você é a favor de se fazer um pequeno folheto explicativo e divulgar a doutrina espírita de porta em porta, explicando às pessoas interessadas, conforme o caso?
[#022] - O que o senhor acha dessa "invasão" do Espiritismo na Internet?
[#023] - Gostaria de saber como poderíamos fazer para chamar a atenção dos jovens na participação mais ativa nas reuniões de mocidade.
[#024] - Como você considera a opinião de alguns espiritas referente a rifas e bingos, condenando estas atividades, mesmo sabendo que é para uma "boa causa" ?
[#025] - Como o senhor vê os movimentos de unificação?
[#026] - Até que ponto a divulgação da Doutrina Espírita não é proselitismo?
[#027] - Minha pergunta é se podemos considerar a literatura espírita, hoje, como a maior divulgadora da Doutrina? E como podemos incentivar a leitura dentro do grupo de jovens? Essa seria também uma forma de divulgação da Doutrina?
[#028] - No seu livro "A Constituição Divina" você fala a respeito de todas as leis divinas. Não seria necessário primeiramente esclarecer a todos os leigos da doutrina do que se tratam as leis divinas juntamente com a divulgação do espiritismo, visto que, algumas são difíceis de serem compreendidas?
[#029] - Me gustaría saber que opina de la compatibilidad entre la utilización de recursos para la difusión del Espiritismo y la utilización de recursos para la asistencia social, ya sean estos materiales o humanos. Cómo se compatibilizan ambos aspectos ? Ejemplo: Estoy tratando de difundir uma nueva página de divulgación del Espiritismo, trabajo que me insume mucho tiempo, ahora para poder poner una sección de mensajes espíritas necesito comprarme um scanner, tengo 2 caminos: comprarme esta herramienta para mejorar la difusión o destinar el dinero a Asistencia Social. A veces me pregunto que pensaría Jesús al respecto. No estoy segura todavía si es correcto gastar tanto esfuerzo, energía, dinero en el aspecto doctrinario , mientras hay otras cuestiones que al parecer serían prioritarias. Otra pregunta: La difusión vía Internet no es un poco sectaría, ya que la misma estaría destinada a sectores con posibilidades económicas. Cómo difundimos el espiritismo entre sectores pobres de la Sociedad ????
[#030] - O senhor acha que há espaço no Estado do Rio de Janeiro para existência da USEERJ e da FEERJ ? De que forma elas poderiam atuar juntas? Para o bem da divulgação da Doutrina não seria mais conveniente se houvesse uma fusão destas instituições ?
[#031] - O exemplo pessoal e a paciência seriam a melhor forma de divulgarmos o espiritismo?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo