Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Vitor Ronaldo Costa
Entrevistado: Vitor Ronaldo Costa
Tema: Aborto
Número de questões: 18

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como é considerada pela Doutrina Espírita a questão do aborto provocado?
[#002] - Quando uma mulher já praticou o aborto e, com o esclarecimento da Doutrina Espírita, arrependeu-se profundamente e deseja ardentemente ter um filho, mas é solteira e já passa dos 35, é lícito fazer inseminação artificial?
[#003] - Quando o Espírito é mais elevado, ele tem mais liberdade em relação ao feto, ou seja, sua ligação é mais flexível, correto? Neste caso ele também sente as dores de um aborto provocado?
[#004] - O fato de uma mulher não poder ter um filho por problemas físicos nesta encarnação será conseqüência de aborto praticado em alguma vida anterior?
[#005] - Existe atualmente algumas pessoas influentes no Brasil e no mundo que estão fazendo protestos e passeatas em favor do aborto. Se isso se tornar muito forte e der chance de ser aprovada a lei a favor do aborto, a espiritualidade interferiria para que isso não chegasse a acontecer ou a lei seria mesmo aprovada, por causa do livre arbítrio do povo?
[#006] - Foi aprovada pelo órgão de saúde dos Estados Unidos uma pílula que acaba com a gravidez logo no início. Este órgão americano é muito bem conceituado e provavelmente chegará ao Brasil, por meios ilegais, tal pílula. Qual o impacto desta decisão no mundo? Como será que as pessoas envolvidas neste tipo de decisão poderão resgatar seus erros no futuro?
[#007] - É considerado aborto o fato de uma mulher casada que deveria receber em seu lar um filho e não o tem porque não lhe interessa ser mãe e o evita através de pílulas anticoncepcionais?
[#008] - Em qualquer circunstância o aborto será sempre um crime, porém o que dizer do aborto quando a gestação ocorre em uma jovem iniciando a adolescência como fruto de violento estupro, se entendermos que o crime de estupro não é programável na reencarnação? E no caso de risco de vida comprovado para a gestante?
[#009] - Como podemos ajudar de forma eficaz irmãos que nos procuram com culpas imensas assolando-lhes os espíritos por terem cometido aborto no passado?
[#010] - Minha mãe fez um aborto há 24 anos e depois disso nunca mais teve saúde, estando desenganada pelos médicos por conta de um câncer no colo do útero que lhe trouxe grande sofrimento. Apesar de estar livre desta doença, outras seqüelas apareceram, trazendo-lhe osteoporose e osteomielite (pelo tratamento com radioterapia). A minha dúvida, finalmente, é em relação a este destino que ela está vivendo. Será que ela já não sofreu bastante ou o que ela poderia fazer para reparar este erro ainda nesta vida?
[#011] - Pode-se dizer que um espírito que sofre o aborto está resgatando uma falta que tenha cometido no passado? O aborto pode ser para o espírito reencarnante uma prova ou expiação?
[#012] - Quais as conseqüências da concordância do pai na realização do aborto?
[#013] - Abortos involuntários, complicações no parto, como posso entender estes acontecimentos? O espírito pode estar rejeitando sua missão terrena?
[#014] - Quando um espírito sofre o aborto ele retorna ao mundo espiritual na forma de um feto ou isto depende do seu grau de evolução?
[#015] - O fato de uma pessoa não ter engravidado até agora e já estar com 39 anos, pode ser uma escolha de prova (a de não ter filhos para cuidar dos filhos do coração nessa encarnação), pode ser uma expiação (por algum motivo que desconhecemos) ou, a mais grave, pode ser por ter feito muitos abortos ou apenas um aborto, mas o suficiente para marcar profundamente o perispírito?
[#016] - Como o Espiritismo vê as tentativas de legalização do aborto no Brasil? É possível que realmente aconteça a interrupção de uma vida em benefício de outra (no caso, aborto necessário). Como fica a situação daquele que a interrompeu (médico) e daquela que estava gerando (mãe) perante o Espiritismo?
[#017] - Tenho amigas que praticaram aborto quando jovens, ambas por interferência de terceiros (uma o pai a "obrigou", tinha só 14 anos e a outra o marido, tinha 18 anos). Ambas hoje sofrem com a impossibilidade de ter filhos. Qual é o grau de responsabilidade delas? E como posso ajudar com alguma palavra a aliviar a dor das mesmas?
[#018] - Deve-se tratar do assunto aborto em reuniões públicas? Qual o melhor enfoque a ser dado, já que na platéia muitas vezes estão pessoas que já praticaram tal ato?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo