Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Nubor Facure
Entrevistado: Nubor Facure
Tema: Mediunidade e Neurologia
Número de questões: 7

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Tenho dores de cabeça com uma certa freqüência e enxaqueca clássica raramente. Em uma época de minha vida sofri com crises de pânico e tinha uma sensação de deslocamento durante o dia, esta se parece como quando estamos no início de uma bebedeira (pouco antes de ficar embriagado) ou com uma tragada de cigarro muito forte. Participo de grupos de estudos de projeciologia e expliquei o fato quando estudávamos a parte de projeção no momento do sono a explicação parecia muito próxima do que me acontecia quando acordado !! Foi me dito que isto realmente pode acontecer quando um espírito vai aplicar um passe ou outra intervenção. O problema é que quando sinto a sensação de deslocamento a dor de cabeça vem em seguida. A explicação foi "você precisa desenvolver a mediunidade". Minha pergunta é : Isto é um sintoma neurológico ou realmente pode ser que necessite desenvolver a mediunidade ?
[#002] - O senhor tem noticia de alguma pesquisa onde tenha sido observada alterações nas atividades cerebrais de um médium durante o transe mediúnico? Em caso afirmativo: Que ferramentas foram usadas: eletroencefalograma?, mapeamento cerebral?, ressonância magnética?, tomografia computadorizada? estas pesquisas foram realizadas com um único médium ou com vários ?
[#003] - Sabemos que a comunicação mediúnica se dá de perispírito para perispírito. Mas observamos que as sensações registradas no corpo físico diferem de médium para médium (inclusive entre médiuns com a mesma faculdade). Isto ocorre devido a região do cérebro físico que é sensibilizada durante a comunicação ? Pode nos dizer algo a respeito da transferência de informações do cérebro perispiritual para o cérebro físico ?
[#004] - Durante o fenômeno mediúnico, principalmente os mais ostensivos (por exemplo, a psicofonia sonambúlica ou "incorporação") existem variações orgânicas no médium que podem ser mensuradas ? Existindo estas variações aumentam com a profundidade do transe ?
[#005] - Gostaria de saber como acontece a conexão perispírito - corpo físico, tendo em vista se tratar de contato entre diferentes estados de matéria.
[#006] - Gostaria de saber como se pode distinguir as alucinações (sejam de natureza visual como auditivas , olfativas e táteis) presentes nas psicoses e a mediunidade. Também gostaria de saber se há algum estudo mais aprofundado sobre o tema, já que estou fazendo um estudo sobre fatores morais e sua importância na medicina psicossomática e psiquiatria. Já fizeram algum estudo com Spect, Scanners, Tomografia e contraste para saber quais as áreas que os médiuns utilizam na hora do transe mediúnico ?
[#007] - Gostaria de saber mais sobre a glândula pineal. O que diz o neurologista sobre o assunto ?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo