Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Alcione Albuquerque de Andrade
Entrevistado: Alcione Albuquerque de Andrade
Tema: Adolescência
Número de questões: 15

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - A gravidez na adolescência é, na minha opinião, uma crise que se sobrepõe à crise da adolescência. Gostaria que a senhora comentasse porque as adolescentes, tendo conhecimento dos métodos contraceptivos tem a despreocupação com a gravidez ou tem o desejo, nem sempre consciente, de engravidar. Seria isto uma auto-afirmação ou uma maneira de se rebelar contra a autoridade paterna ou ainda a busca de um sentido ou uma razão para viver? Como a casa espírita deve abordar a gravidez na adolescência ?
[#002] - Como trabalhar a sexualidade na adolescência sem causar danos a saúde psicológica do adolescente?
[#003] - Como lidar com o adolescente rebelde, pois na adolescência já não dá para manter a mesma relação que se mantinha com a criança?
[#004] - Tenho um sobrinho neto, que também é meu afilhado, que é interativo. Ele tem oito anos e é preciso ter muita paciência para lidar com ele. Por ser assim é excluído por alguns colegas, e por conseqüência sofre muito. Ele freqüenta sessões com a psicóloga, e toma remédio com prescrição médica. A nossa preocupação é como será a adolescência dele, se mesmo muito amado e muito querido no seio da família ele é assim. Como devemos lidar com ele espiritualmente para ajudá-lo a melhorar e ter uma adolescência mais feliz?
[#005] - Como devemos lidar com a hiper-energia do jovem?
[#006] - É recomendado forçar um jovem de 16 anos a freqüentar a Escola de Evangelização?
[#007] - Sou professor; a maioria de meus alunos são adolescentes. Queria saber por que eles adoram chamar tanto a atenção (através de risos, conversas altas durante as aulas)? E também como se explica essa apaixonite aguda dos alunos pelos professores?
[#008] - Como estimular os jovens a leitura, visto que tenho constatado que muito poucos se interessam, principalmente quando resolvemos fazer um programa de estudos sobre algum livro?
[#009] - Por que na adolescência, a maioria dos jovens se afastam da casa Espírita? Os meus filhos participaram de todos os ciclos do DIJ, e hoje (adultos) não participam das atividades da Instituição que freqüento há 20 anos. Será que houve falha minha, será que eu deveria tê-los obrigado quando eles tinham entre 15/18 anos?
[#010] - Qual a relação entre o período de adolescência e o processo reencarnatório ?
[#011] - O jovem tem espaço como trabalhador da casa espírita? Se afirmativo, o que o jovem deve fazer para conquistar este espaço ?
[#012] - Que posturas a casa espírita deve adotar na questão do sexo pré nupcial ?
[#013] - Gostaríamos se possível de saber, o que ocorre com o adolescente, que nesta fase da vida apresenta um grau elevado de irritabilidade?
[#014] - Sabemos que na adolescência o espirito se mostra como o é! E na infância temos de o dever de reparar as mas pendências dos filhos amados! Assim pergunto até onde devemos usar da autoridade de pai e mãe, sem tolher os filhos para que não sejam inseguros e revoltados no futuro?
[#015] - Mensagem da Entrevistada
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo