Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Agnes Henriques
Entrevistado: Agnes Henriques
Tema: Mediunidade em crianças
Número de questões: 20

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#000] - Mensagem da Entrevistada
[#001] - Qual deve ser o procedimento adequado, diante de uma criança que vê constantemente determinada entidade e que sente-se mal toda vez que recebe o passe?
[#002] - Como proceder com uma menina de 3 anos que se mutila, morde os dedos, bate com a cabeça, se joga no fogo, se arranha. A mãe é jovem e o pai tem problema de bebida alcoólica?
[#003] - Sou espírita e tenho uma sobrinha de 6 anos, que desde os primeiros meses de vida dá sinais de mediunidade, chegando até a dar passividade. Hoje, graças ao tratamento constante na Casa Espírita o intercâmbio com o mundo espiritual tem diminuído, mas sei que um dia terá que trabalhar mediunicamente. O que eu posso fazer para conscientizar os pais da necessidade de ajudar e orientar a criança, uma vez que eles não aceitam plenamente o espiritismo a não ser quando a filha está em crise?
[#004] - Tenho 14 anos e descobri que tenho o dom da mediunidade, gostaria de saber como desenvolvê-lo.
[#005] - Como faço para saber se uma criança possui o dom da mediunidade?
[#006] - Como auxiliar uma criança de menos de dois anos que, quando adoece, aponta para o teto do quarto com expressão de grande temor no rosto?
[#007] - Tenho 3 filhos. O segundo, quando estava com 7 anos começou a ter problemas: acordava assustado e com tremores, parecendo que estava tendo crises epilépticas ou convulsões. Levei a vários médicos e não foi localizado problema algum. Levei a centros espíritas que me disseram estar ele passando de uma etapa a outra e tendo problemas por causa de dívidas de vidas anteriores. Hoje, com 14 anos não apresenta mais problemas de tremores mas acorda muitas vezes durante a noite com sintomas de sonambulismo, ficando muito tempo depois que acorda sem entender o que está acontecendo. Será realmente problemas em vidas anteriores? Não seria sinais de alguma mediunidade?
[#008] - Conheço uma casa espírita, onde os trabalhos de passes para crianças é efetuado também por crianças, com a assistência de adultos. Tal atitude, segundo os dirigentes da casa, não tem qualquer contra indicação, sendo, pelo contrário, um estímulo à espiritualização de tais crianças. Além disso, justificam-se dizendo que a presença de crianças passistas deixa o ambiente mais confortável para recepcionar as crianças que vêem tomar o passe. Qual sua opinião sobre isso e, existe alguma literatura sobre o assunto. Muito obrigado pela atenção.
[#009] - O meu neto quando tinha 2 anos sempre brincava com alguém ou também brigava, tipo ficava puxando o carrinho que estava brincando como se alguém quisesse tirar dele. As vezes ficava da sala para a varanda dando tchau e rindo, quando perguntávamos quem era ele não dizia nada ou então dizia que era para o "moço". Passou um tempo e nunca mais ele fez nada. Isso é normal numa criança ou já é uma mediunidade?
[#010] - Como deveríamos agir quando em um lar onde os pais assustados com a mediunidade de seus filhos, preferissem que tal dom fosse suprimido para que a criança "parasse de ver coisas"? E no futuro, caso essa criança quisesse "recuperar" esse dom, como ela deveria proceder?
[#011] - A partir de qual idade podemos constatar atividades mediúnicas em crianças, e neste caso, qual o procedimento a ser tomado pelos pais?
[#012] - Qual o intuito da mediunidade infantil se neste momento da vida a criança se assusta e não pode fazer nada para ajudar alguém?
[#013] - Meu nome é Márcia e tenho uma dúvida que gostaria que fosse esclarecida. Tenho três filhas com idade de 16 anos, 11 anos e 7 anos. Acontece um fato curioso: a minha filha de 11 anos dependendo da pessoa com quem está se transforma. Por exemplo, se está com crianças bagunceiras ela acaba ficando igual, agitada e sempre acontece alguma coisa de ruim, pois ela acaba se aborrecendo e fica num canto como se fosse um bicho acuado e só com muito carinho que conseguimos que ela volte ao normal. Outro dia aconteceu um fato curioso: estávamos em uma festa e ela se divertia com outras crianças quando de repente a mesma caiu e veio chorando para o meu lado e de uma amiga que é sensitiva. Ao se aproximar, essa minha colega ficou toda arrepiada e começou a bocejar chegando ás lágrimas. Nisso a minha filha voltou a sorrir e voltou a brincar como antes. A pergunta que faço é a seguinte: teria a minha filha algum tipo de mediunidade? Como posso ajuda-la nos seus momentos de crise?
[#014] - Acredito que a minha pergunta não se encontra dentro do tema do entrevistado, no entanto gostaria de saber o que se deve pensar de comunicações em reuniões mediúnicas, em que determinados médiuns recebem espíritos que se dizem crianças, às vezes pedindo ajuda, às vezes já acostumadas a dar manifestação passando a dizer palavras bonitas e até a dar opinião sobre determinados trabalhos da casa espírita.
[#015] - Meu filho tem dificuldade de concentração e é muito disperso, por isso tem muitos problemas no colégio. Um dia ele me disse que parece que tem alguém que o impede de fazer as coisas e que ele tem a impressão as vezes de estar conversando com o filho dele. Ele tem 8 anos. Eu gostaria de saber como ajudá-lo, pois se sente diferente e o fato de não gostar de ir ao Centro Espírita nem mesmo na Evangelização Infantil me preocupa. Como devo agir?
[#016] - Como proceder, quando a mediunidade em uma criança de 14 anos esta aflorada?
[#017] - A Sra. poderia me indicar nas obras da Codificação, nas complementares e nos clássicos da Doutrina onde ler sobre este assunto? Ou Kardec e os demais não dedicaram seu tempo e pesquisa sobre o assunto? É um assunto ainda ignorado e novo para os Espíritas?
[#018] - Quando se percebe em uma criança uma mediunidade latente, como deve-se proceder, já que não se é aconselhável o desenvolvimento mediúnico em crianças?
[#019] - Sabe-se que mediunidade em criança atrapalha o desenvolvimento da mesma; mas tendo ela uma tarefa pré-determinada no plano espiritual, deve-se bloquear este desenvolvimento?
[#020] - A mediunidade em crianças é mais comum do que em adultos?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo