Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Ricardo Di Bernardi
Entrevistado: Ricardo Di Bernardi
Tema: Reencarnação e evolução das espécies
Número de questões: 35

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Em seu livro "Gestação, sublime intercâmbio" vemos algumas informações sobre as reencarnações que se dão em processos de automatismo. Poderia discorrer um pouco mais sobre o assunto?
[#002] - Prezado Irmão Ricardo, após uma entidade ou pessoa ter cumprido todas sua tarefas aqui no plano terrestre e não ser necessário mais reencarnar aqui neste plano, qual seria seu destino e como seria sua evolução?
[#003] - De quanto em quanto tempo o Espírito reencarna?
[#004] - É possível ao desencarnar encontrar com espíritos de pessoas que você nunca viu, porém tem grande admiração e vontade de conhecer, mesmo sendo esse espirito de país diferente do seu?
[#005] - Gostaria de saber em que etapa da evolução a mônada se torna um espírito único, no que diz respeito a sua individualidade. Seria no reino animal?
[#006] - Li que a primeira etapa da mônada após a criação seria no reino mineral. Como isso se dá? As pedras têm vida?
[#007] - Gostaria de saber se as reminiscências de reencarnações passadas permanecem nas reencarnações presentes, tais como forte personalidade, o dom para a maldade, mediunidade, área profissional e etc. O que devemos fazer para acordar e tentarmos nos corrigir?
[#008] - Pelo que pude entender, lendo o Livro dos Espíritos, os animais não têm um espírito, propriamente dito, mas uma alma "especial" que não tem o livre-arbítrio nem a consciência de futuro e de Deus, e por isso não têm um desenvolvimento tecnológico, posto que não raciocinam. Porém, vi em uma outra fonte que alguns gorilas, vivendo em cativeiro, estão começando a desenvolver ferramentas e jogos, o que indicaria um pequeno, porém existente, raciocínio que poderia levar ao desenvolvimento tecnológico, indicando inteligência. Seriam os gorilas, então, uma espécie de, digamos, transição da alma animal para o Espírito humano?
[#009] - Quem é que escolhe o tipo de vida que vamos levar na terra quando reencarnamos?
[#010] - Onde encontrar nos 4 Evangelistas (Novo Testamento) citações expressas de reencarnação?
[#011] - Por que os animais, que não têm carma, têm as mesmas doenças e sofrimentos que nós temos?
[#012] - Gostaria de saber como acontece a evolução das espécies, principalmente dos seres humanos.
[#013] - Gostaria de saber se os animais serão humanos algum dia e em que está baseada a resposta.
[#014] - Gostaria de saber como é feita a reprodução das espécies que habitam outras dimensões.
[#015] - Seriam os AUTISTAS, reencarnações de missionários, contribuindo com isso para a evolução da espécie humana?
[#016] - Seria possível um ser humano renascer como animal ?
[#017] - Gostaria de saber como pessoas que foram muito ligadas em uma encarnação ( pai e filha ) fazem para se encontrar quando um dos dois desencarna primeiro e o outro caso desencarnar, não a encontre mais porque esta já reencarnou novamente?
[#018] - Como posso saber qual é o meu projeto reencarnatório para melhor utilizar de minha vida atual para minha evolução?
[#019] - O que diz a doutrina espírita sobre a questão das reencarnações difíceis, como no caso de crianças que nascem enlaçadas ao cordão umbilical da mãe.
[#020] - Gostaria de saber, baseado na evolução das espécies, se é possível um inseto ou um animal ou outro ser vivo que não seja um ser humano, evoluir até ao estágio do ser humano.
[#021] - Quando desencarnamos sem cumprir a missão que nos comprometemos a cumprir, imediatamente reencarnamos, ou há um aprimoramento no plano espiritual?
[#022] - Vimos que em determinados locais há guerras e lutas sem fim, a inquietação constante, a revolta contínua. Isso está relacionado a reencarnações coletivas para evolução espiritual?
[#023] - Possuí um cachorro que eu amava e ele morreu. Ele poderia reencarnar e eu encontrá-lo ainda na minha atual encarnação?
[#024] - As pessoas que se amam se encontram na espiritualidade. E os animais que amamos? Também nós os encontramos?
[#025] - : É possível após a desencarnação, depois de determinado tempo, lembrarmos de outras existências em outros globos, ou isso só acontece quando estamos um pouco avançados (moralizados) ?
[#026] - Gostaria de saber se é possível um ser humano desencarnar e ao reencarnar, fazê-lo em um animal.
[#027] - Um casal já é preparado espiritualmente para receber os filhos na família constituída. Os filhos de uma relação adúltera também estão inseridos nessa preparação que se dá na espiritualidade?
[#028] - Minha pergunta diz respeito às vicissitudes de cada espírito reencarnado. Tudo que realmente passamos na vida são conseqüências de dívidas passadas ou são também testes para aumentar nossa força moral e com isso evoluirmos espiritualmente?
[#029] - Um espírito ao reencarnar, pode ser reconhecido pela genitora como um inimigo, ocasionando assim os assassinatos de crianças pela mãe?
[#030] - Como explicar que os animais mais primitivos possuíssem estatura maior do que os atuais, visto ser compreensível a formação dos unicelulares?
[#031] - Gostaria de obter mais detalhes sobre a evolução do homem: Como se processa a evolução do Espírito "do átomo ao arcanjo"? No animal temos o princípio inteligente. E no vegetal e no mineral, temos o "princípio do princípio inteligente" ? A nossa individualidade existe desde quando?
[#032] - Sabendo da questão da criação de Espíritos simples e ignorantes, não é de se entender que deveria já reencarnar no corpo do homem esse espírito que iria forjar a inteligência, ou Deus também é passível de aprendizado e desenvolvimento de seus atos, precisando assim de experimentar o espírito na matéria inerte?
[#033] - Nós, como espíritas que somos, devemos adotar a teoria de Darwin como compêndio aos nossos estudos?
[#034] - É verdade que os gatos ficam onde há energia negativa?
[#035] - Existe reencarnação nos animais? Por que as vezes estimamos tanto um animal e o animal a nós (mutualmente?)
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo