Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Luiz Signates
Entrevistado: Luiz Signates
Tema: Espiritismo e Comunicação Social
Número de questões: 18

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como devemos orientar nossos filhos, com tanta sensualidade/erotismo existente na televisão, em especial no Carnaval, à luz da doutrina espírita?
[#002] - O que é "comunicação social" em espiritismo?
[#003] - Como sou aluno de mestrado em ciências humanas e meu tema trata da educação espírita, minha pergunta é se existem obras que tratem da educação e do aspecto científico do espiritismo, dentro dos critérios de cientificidade da atualidade.
[#004] - Até que ponto os comunicadores têm responsabilidades sobre o que divulgam e sobre o que é divulgado de suas vidas particulares na mídia?
[#005] - Será que alcançaremos o socialismo pregado por Léon Denis em sua obra sobre o assunto?
[#006] - Gostaria de saber por que algumas pessoas possuem o dom da fala, e outros mal conseguem dizer seus nomes?
[#007] - Gostaria de saber se há alguma emissora de televisão com programação totalmente voltada aos ensinamentos da Doutrina Espírita, como já existe a Rede Vida de Televisão, com programação exclusivamente católica.
[#008] - Porque o Espiritismo deve ser preocupar com a divulgação de sua perspectiva se a verdade por si só se encarrega de se divulgar? Jesus não pregou na Galiléia em um lugar ermo e para poucos? A verdade de suas palavras não se disseminou a revelia de seus detratores?
[#009] - Qual a sua opinião sobre a divulgação do Espiritismo através da Internet? Não é muito mais difícil manter um controle sobre o que é divulgado como Doutrina Espírita?
[#010] - O que o Sr. Acha da divulgação do Espiritismo através de revistas que tentam usar uma linguagem "popular" e chamativa, às vezes saindo do caráter de seriedade da Doutrina Espírita?
[#011] - Os espíritas não deviam fazer uma campanha de esclarecimento na mídia sobre as diferenças em relação a outras religiões que se dizem espíritas?
[#012] - Que orientações o Sr. Teria para a divulgação da Doutrina Espírita através de uma pequena rádio comunitária?
[#013] - Existem algum órgão no Movimento Espírita dedicado exclusivamente à comunicação social, ou divulgação da Doutrina?
[#014] - Tenho notado que os jornais espíritas incentivam muito mais a dissensão, combatendo idéias de outros espíritas, do que a união. Isso não é prejudicial para a imagem do Espiritismo?
[#015] - De que forma cada pessoa, individualmente, pode colaborar na divulgação da Doutrina?
[#016] - O que o Sr. Acha do aumento do uso de temas próximos ao Espiritismo em novelas e filmes? Isso ajuda na divulgação?
[#017] - As reportagens nas revistas de comunicação, tipo Veja e IstoÉ, que trazem informações às vezes equivocadas sobre o Espiritismo não são prejudiciais?
[#018] - Como fazer a comunicação do Espiritismo para as classes mais pobres da população, que não tem acesso às informações mais elaboradas?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo