Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Sérgio Fernandes Aleixo
Entrevistado: Sérgio Fernandes Aleixo
Tema: Reencarnação na Bíblia
Número de questões: 20

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Gostaria de saber quais as passagens do Velho Testamento em que estão inseridas as provas da reencarnação.
[#002] - Comente a citação Eclesiastes 12.7.
[#003] - Em que trechos da Bíblia fala mais claramente sobre a Reencarnação?
[#004] - Você pode nos indicar uma edição da Bíblia para consultas e estudos?
[#005] - Se a Bíblia de capa a capa ensina claramente que não existe reencarnação (esta palavra não existe na bíblia), como explicas isso? Jesus ressucitou e não reencarnou. Como sustentar a doutrina de reencarnação sem base bíblica? A visão de Samuel foi apenas uma visão e Deus não disse que a visão era Dele. Tomar versículos isolados da Bíblia e esquecer o resto é correto?
[#006] - Gostaria de saber porque nas escrituras embora algumas partes falam claramente da existência da reencarnação outras vão claramente ao contrário como por exemplo quando Jesus disse que seriam lançados na geena onde o "verme" não morre e o sofrimento se torna eterno?
[#007] - Qual a importância da Bíblia, principalmente o Antigo testamento, para o Espiritismo?
[#008] - Um amigo protestante argumentou-me que a reencarnação não existe e que na própria Bíblia existe uma outra passagem que comprova que João Batista não é Elias reencarnado. Segundo ele, quando Jesus "encontrou" no fenômeno de transfiguração com "Elias e Moisés", não existe nenhuma citação quanto tal assunto, e que se João Batista era realmente Elias ele não deveria ter parecido como tal. Sou espírita e acredito na reencarnação, o que dizer neste caso?
[#009] - Se a Bíblia foi muitas vezes "revisitada", diríamos assim pela Igreja Católica ao longo dos séculos, e ela não admite a reencarnação, como se explica que tenha deixado textos como o diálogo de Nicodemos com Jesus; o que Jesus falou sobre Elias e João Batista, na Bíblia?
[#010] - É sabido que nenhuma tradução feita é plenamente igual ao original. Além disso, a Igreja Católica já retirou diversos textos da Bíblia que não era interessantes para ela nos famosos Concílios de Trento, inclusive os referentes à reencarnação. Por que então tantas referências no Espiritismo da questão bíblica, já que este livro foi escrito por discípulos que não conheceram Jesus e outros depois de anos da morte do Mestre, acrescentando-se as traduções má interpretadas e influenciadas pela Igreja?
[#011] - Até que ponto, nós, espíritas, não "forçamos" demais a Bíblia para ela falar em reencarnação? Parece-me fato que, os textos canônicos (exceção feita aos apócrifos) não pareciam muito inclinados as crenças reencarnacionistas, principalmente os paulinos. O que pensa sobre isso?
[#012] - Algumas pessoas contestam que João Batista foi outra encarnação de Elias, argumentado que Elias, segundo o texto bíblico não morreu, foi arrebatado por uma carruagem de fogo. Como interpretar a luz da doutrina Espírita A questão do Arrebatamento de Elias?
[#013] - Por que temos que nos prender a Bíblia, se Jesus nos trouxe a Boa Nova?
[#014] - No século IV a bíblia foi traduzida do grego para o latim com a exclusão do assunto sobre a reencarnação, que era uma crença comum e, no século VI o assunto foi considerado pela igreja romana como heresia. Por que motivo isso ocorreu? Qual era o interesse da igreja e esconder o assunto? Seria ignorância ou má fé?
[#015] - O livro Analisando as Traduções Bíblicas de autoria de Severino Celestino da Silva, à pg. 144, refere-se a história do II Concílio de Constantinopla, cujo imperador era Justiniano e s/ esposa, Teodora. Favor confirmar a veracidade desses fatos.
[#016] - Você entende que a passagem em que é dito que aqueles que precisam primeiro se reconciliar com seu adversário e que devem primeiro deixar sua oferta diante do altar e buscar a reconciliação, fala claramente da reencarnação, quando diz que não sairemos dali (da prisão - a reencarnação) enquanto não pagarmos o último ceitil?
[#017] - O papa Constantino retirou da Biblia partes que falavam da reencarnação. Existe possibilidade de se ter acesso a esse material, ou ficou completamente perdido?
[#018] - Em Jeremias (1:5), está claro a preexistência do Espírito; Em Malaquias (4:5), está prevista a volta do próprio Elias (Profeta, e não "messias"), portanto, a reencarnação do Profeta que viria a ser João Batista. Entretanto, Roustaing nos informa que Elias teria sido Moisés. Gostaria de saber como comprovar tal afirmativa no texto bíblico.
[#019] - Os judeus, na época do Velho Testamento tinham conhecimento da existência da reencarnação, ou só ouviram falar dela pelas alusões indiretas de Jesus?
[#020] - O conceito reencarnação, desde o primitivo povo hebreu, e até hoje, não se confundiu com o conceito ressureição? Ressureição dos mortos (ressurgir no plano espiritual) e ressureição da carne (ressurgir no corpo físico). É possível explicar esta questão?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo