Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Rita Foelker
Entrevistado: Rita Foelker
Tema: Voluntário da Educação Espírita
Número de questões: 17

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como podemos incentivar as pessoas a trabalhar como voluntárias? Pergunto isso porque trabalho como evangelizadora e sei como é difícil obter ajuda.
[#002] - Para ser voluntário da Educação Espírita será necessário ter formação de Curso Normal, além é claro de conhecer a Doutrina Espírita?
[#003] - Estou fazendo um curso de Pós-graduação em Educação Básica de Jovens e Adultos, em uma Universidade.Quero desenvolver minha monografia sobre um tema ligado à Pedagogia Espírita. Poderias ajudar-me, indicando alguns textos sobre o assunto?
[#004] - Qual o critério para integrar-se a um grupo de trabalho no Centro Espírita: afinidade ou necessidade do Centro?
[#005] - Estou me desligando da Evangelização de uma casa Espírita, porque a Coordenadora da Evangelização exige que tenhamos disponibilidade e dedicação total, abdicando da vida pessoal. Outra evangelizadora casada e com 2 filhos teve de "deixá-los" por exigência desta. É correto tal exigência? Ela agora vive dizendo que deixou de viver para viver a evangelização.O que podemos fazer nesta situação?
[#006] - Como deve ser a forma mais correta de um voluntário da educação espírita agir perante os educandos?
[#007] - Quais os requisitos para ser um voluntário na Educação Espírita?
[#008] - Qual a importância, dentro de um Centro Espírita, do voluntariado na Educação Espírita?
[#009] - Como deve ser visto o Voluntário da Educação Espírita ante os outros trabalhos existentes no Centro Espírita?
[#010] - Existe diferença entre Voluntário da Educação Espírita para o Evangelizador ou a Evangelização Infantil e Juvenil? Se existe, qual é?
[#011] - Sempre se falou em trabalhador espírita. Por que agora falar-se em voluntário? isto não implica em que poderá ser um voluntário sem ter maior comprometimento com o Espiritismo?
[#012] - Sentimos dificuldade em despertar o interesse e assiduidade do adolescente na casa espírita. Como proceder?
[#013] - Como a gente faz pra atrair as crianças e os jovens para o Centro Espírita? Sinto uma dificuldade grande nesse ponto; inovamos sempre com atividades novas, extra classe, muita prática ... mas parece que não é o suficiente. Estou sentindo que estou falhando em alguma coisa, mas não sei aonde...
[#014] - Como e onde me preparar para ser evangelizador?
[#015] - Sendo a história o melhor recurso para ilustração de conteúdos da Evangelização, o que você tem a dizer das que se fundamentam, basicamente, em fantasias?
[#016] - A que você atribui a escassez de voluntários da educação espírita?
[#017] - Quando assistimos algumas famílias e temos palestra para as mães e evangelização infanto-juvenil e sabendo que as vezes as famílias são evangélicas, p.ex, ensinar a doutrina espírita se torna mais importante ainda? Falo no sentido do ensino de fé racional para melhor entendimento. Gostaria de sua opinião.
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo