Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Cláudio Fajardo
Entrevistado: Cláudio Fajardo
Tema: O estudo do Evangelho pelo espírita
Número de questões: 16

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - No capítulo XVII do Evangelho de S. Mateus, está evidente a reencarnação, porque as pessoas não espíritas não concordam?
[#002] - O espírita deve seguir apenas a decodificação do Evangelho trazida no ESE, ou se deve procurar ampliar o trabalho começado por Kardec?
[#003] - Qual a melhor forma para estudar o Evangelho segundo o Espiritismo?
[#004] - Existem numerosos livros e metodologias de estudo do Evangelho na atualidade. Em sua opinião, quais são mais enriquecedores: aqueles que exploram mais minuciosamente os textos evangélicos ou os que partem da interpretação Kardequiana, expressa na Codificação?
[#005] - Porque a obra de Kardec é chamada Evangelho "segundo Espiritismo"?
[#006] - Se Herodes morreu no ano -4 a.c, isso significa que Jesus nasceu entre o ano -4 e o ano -7 a.c, e morreu entre o ano 26 e 30. Como se explica que no livro Há Dois Mil Anos, Publio Lentulus coloque a data da morte de Jesus no ano 33 (o convencional)? Se ele viveu na época de Jesus, narrando os acontecimentos, jamais poderia errar a data da morte de Jesus.
[#007] - Será que eu como simpatizante e participante das palestras de um centro espírita posso estudar o evangelho em casa, sozinha? Se posso, qual o procedimento correto a ser tomado?
[#008] - O estudo pelo espírita do evangelho, deve-se apenas proceder através do livro "O Evangelho Segundo o Espiritismo",ou tem algum livro de apoio que servirá de complemento didático para maior fixação do assunto estudado, como no caso de perguntas e respostas de O Livro dos Espíritos?
[#009] - Como deve ser feito o estudo do Evangelho em grupo?
[#010] - Pode acontecer de haver alguma manifestação espiritual, uma vez que um grupo se reuna apenas para se fazerem estudos através do Evangelho? E já se sabendo de antemão que dentre os participantes desse grupo se encontrem médiuns ja desenvolvidos? Uma vez que isso venha a acontecer, e que o médium sinta a presença de um espírito, deve ele deixar que esse se manifeste?
[#011] - Por que o velho testamento não é abordado no Evangelho Segundo o Espiritismo?
[#012] - Acho difícil o velho testamento. Por isso me dedico a leitura do novo, onde os ensinamentos de Jesus são melhor absorvidos. Isto está correto?
[#013] - Por que Jesus disse a Maria Madalena: "Não me toques, porque ainda não subi ao Pai"? E ainda: Se Maria Madalena o tivesse tocado, o que poderia ter acontecido? Como o espírita deve entender essa passagem?
[#014] - Nas casas espíritas ouço muito falar sobre "Ensinamento da Doutrina e do Evangelho para as Crianças " mas nunca vi um programa aberto a todos direcionado ao Adulto. No Centro que freqüento só pode passar por orientação se achar que necessita, temos as palestra do dia e depois tomamos o passe. Mas sinto falta de ESTUDAR o Evangelho "A BIBLIA", a palavra de DEUS e debate-las.
[#015] - Se o espiritismo não se baseia nos Evangelhos e é aberto a todos as religiões, porque um livro da codificação dedicado somente ao Cristianismo.
[#016] - O estudo da parte histórica dos evangelhos é importante para o espírita?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo