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Entrevistado: Dora Incontri
Tema: Educação espírita na nova era
Número de questões: 18

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
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Questões
[#001] - Sendo o espiritismo uma doutrina de profundas conseqüências morais e sociais como abordaríamos os jovens da nova era ou como levar a doutrina a estes jovens?
[#002] - Qual é a missão da casa espírita na educação e formação da criança espírita?
[#003] - Seria possível, em sua opinião, incorporar os métodos de Pestalozzi na educação espírita nessa nova era? e, se afirmativo, quais os pontos a serem ressaltados?
[#004] - Qual é a influência da tv na educação de nossas crianças, e qual é a responsabilidade da casa espirita?
[#005] - Percebe-se que além do uso de métodos especificos e de deerminadas técnicas, o educando precisa de alguém que lhe inspire confiança e segurança, qual deve ser a enfâse da Educação Espírita na nova Era: o uso adequado de métodos e técnicas ou o uso racional dos sentimentos e das virtudes? Julgo as duas coisas importantes, mas qual deve ser o enfoque principal?
[#006] - Encontramos edições de alguns currículos para a evangelização infanto-juvenil, mas notamos que diante do progresso pedagógico na seara espírita necessitamos de uma nova proposta curricular para nossa evangelização. Como um grupo espírita deve proceder para criar esta proposta? E ainda, quais as reais necessidades a serem observadas para se implantar tal proposta curricular?
[#007] - "Nova era" significa nova época. Sabemos que a natureza não dá saltos e que as pessoas são as mesmas da "era velha". Não deveríamos centrar-nos na educação espírita dos espíritas para façamos proselitismo pela vivência e não apenas por palavras?
[#008] - Sendo o objetivo maior do Espiritismo promover a reforma interior o ser, como deveria se comportar a educação espírita frente à heterogeneidade evolutiva que não permite que todos tenham condições de entender os princípios espíritas por razões cognitivas ou mesmo sociais e culturais? Poderia-se pensar numa educação genérica para reforma íntima sem necessariamente passar declaradamente pelos princípios básicos do espiritismo e dessa forma tornando mais amplo o campo de atuação da educação espírita?
[#009] - Poderia nos informar qual deve ser o objetivo da Educação Espírita, não só junto às crianças, mas também em conduta dos pais?
[#010] - Por que, mesmo pais e educadores, já se encontrando preocupados com a questão, não se vê muitas escolas de ensino formal baseadas na Doutrina Espírita? de que forma dever-se-ia pensar a questão da Educação Espírita para a educação formal?
[#011] - Qual a diferença entre Educação Espírita para Educação Espírita na nova era? A educação espírita não é única?
[#012] - De que forma podemos adotar uma Educação Espírita durante a Evangelização Infanto-Juvenil, na qual a criança fica apenas no máximo 60 min uma vez por semana no CE?
[#013] - Poderia explicar a relação entre educação espírita e o ensino intelectual? de que forma aquela poderia ou deveria ser utilizada nesta?
[#014] - Você acha que a maioria dos Centros estão preparados para dar uma boa educação espírita para as pessoas?
[#015] - Como trabalhar a educação espírita com jovens cujo os pais não são espíritas?
[#016] - A educação Espirita ainda está longe de atingir seus objectivos, pois veja-se aqui em Portugal ainda há rivalidades entre Centros, faz-se grande enfase quando vem algum Palestrador do Brasil? Entendo que a educação Espirita começa por nós mesmos, pois só então poderemos então ajudar a alterar o que está errado. Qual a sua opinião?
[#017] - Não seria bom para a Doutrina Espírita, a entrada, definitiva e total, da filosofia, nos curriculos escolares desde o ensino fundamental?
[#018] - Como educar as crianças de bairros pobres, em ocasiões de distribuições de sopas, nos princípios espíritas, sem conflitos religiosos?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo