Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Paulo Dias
Entrevistado: Paulo Dias
Tema: O Cristo histórico
Número de questões: 25

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como é vista por Allan Kardec a questão do Cristo histórico?
[#002] - Como você acha que a Mediunidade pode auxiliar no esclarecimento dos pontos conflitantes a respeito do Cristo Histórico?
[#003] - Como podemos entender as faculdades espirituais do Cristo? Como você define a trajetoria evolutiva do Cristo, o seu caminho ciclico da alma eterna, as suas dimensões fisicas e espirituais?
[#004] - Como têm sido tratada, entre os espíritas, a descoberta da urna funerária contendo a inscrição: "Tiago, filho de José, irmão de Jesus"? Os espíritos já foram perguntados acerca da descoberta?
[#005] - João disse que os cravos utilizados na Crucificação foram pregados nas mãos de Cristo. As pesquisas arqueológicas indicam que os cravos tinham que ser colocados nos pulsos para que se aguentasse o peso do corpo. Teria Cristo sido crucificado nas mãos e nos pulsos? O Santo Sudário indica apenas nos pulsos...como o senhor interpreta essa passagem?
[#006] - Muitos historiadores duvidam da existência de Jesus porquanto seu corpo nunca foi encontrado. Alguns dizem que ele deve, possivelmente, haver desintegrado seu próprio corpo porque como Espírito Puro não necessitava que ele se deteriorasse como acontece com o comum dos seres humanos. Qual a sua opinião a respeito?
[#007] - Como devemos encarar obras ditas mediúnicas que relatam a vida de Cristo? Como "Há Dois Mil Anos", ou "Cornélius, o Centurião que viu Jesus".No 1º caso, afirma-se que Jesus morreu no ano 33 ( o que considera-se errado). No 2º, afirma-se ser verdadeira a famosa carta de Publio Lentulus descrevendo Cristo, mas parece haver certeza atualmente que a carta é uma fraude do ano 1300. Devemos tratar tais obras como trazendo a verdade dos acontecimentos? Se não, isso mostra que os espíritos que ditaram as obras não eram evoluídos?
[#008] - Eu li no livro PAULO E ESTEVÃO, de CHICO XAVIER/EMMANUEL, diz que o primeiro evangelho foi escrito por LEVI ou MATEUS,um ANO depois do desencarne de JESUS, e não 60 ou 70 anos, como muitos historiadores acreditam. Eu, particularmente, penso que EMMANUEL está certíssimo, por que, já que PAULO DE TARSO escreveu várias cartas às Igrejas, por que ele não PENSOU em escrever uma biografia de JESUS, já que não existia nenhum evangelho no tempo em que ele escreveu as cartas, como dizem os historiadores? Eu acredito que PAULO não escreveu, porque já existia o EVANGELHO de MATEUS! Qual a sua a esse respeito?
[#009] - Quais são as provas da existencia de JESUS CRISTO?
[#010] - Por que o nome "CRISTO" em JESUS CRISTO?
[#011] - Os historiadores, os cientistas não aceitam o novo testamento como prova da existência de JESUS? por que?
[#012] - Existe alguma prova, fora da BÍBLIA, da existência do apostolo PAULO, ou de algum dos Discípulo de JESUS?
[#013] - Como é o nome de JESUS em Hebraico e em Aramaico?
[#014] - Gostaria de saber se existem livros espiritas que afirmem que o Cristo tenha mesmo estudado com os essenios antes de iniciar suas pregacoes, e em sua opiniao, o fator de mediunidade pesou na escolha dos apostolos? ou seja, foram escolhidos tambem por serem fabulosos mediuns?
[#015] - É mais provável a aparência de JESUS ser qual: aquele da ciência ou o branco das Imagens?
[#016] - Em Roma, no arquivo de Duque de Cesadini, foi encontrada uma carta de Públius Lêntulus, Procônsul da Galiléia, dirigida ao Imperador romano, Tibério César, em virtude deste ter interpelado acerca de Cristo. E nesta havia sua descrição,como tendo ele pele moderada,olhos claros etc... Nós vimos isto em uma mensagem espírita. Queremos saber, é um fato real?
[#017] - Onde e como JESUS viveu dos 12 aos 30 anos?
[#018] - Teve JESUS algum vínculo com os Essênios?
[#019] - Algum historiador relatou algo sobre JESUS? Flavius Josefus por exemplo?
[#020] - Em "O Sublime Peregrino", há relatos sobre os costumes, vestimenta, alimentação etc...; eu queria saber o que há de verdade histórica, nestes relatos? Em suma, o que é verdadeiro, ou falso, neste livro, historicamente falando?
[#021] - O que realmente se sabe sobre a vida do Cristo que não foi relatada em livros (como a Bíblia) e que é o maior período da sua vida?
[#022] - Se poderia nos explicar se há e, se houver, qual a diferença entre o Cristo Histórico e o Cristo que temos notícias pela religião?
[#023] - De que forma ou que correlação há entre o Cristo Histórico e a Doutrina Espírita?
[#024] - Há diferença quando se fala em Jesus e quando se fala em Cristo Histórico? Qual?
[#025] - Quando se lê e se compreende Jesus como modelo e guia, conforme consta na codificação espírita, como inserir neste contexto o Cristo Histórico?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo