Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Therezinha Oliveira
Entrevistado: Therezinha Oliveira
Tema: O passe no Centro Espírita
Número de questões: 68

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Qual a importância do passe no centro espírita?
[#002] - Você acha que os passes dispersivos são sempre necessários?
[#003] - Em um ataque epiléptico, qual tipo de passe devemos utilizar?
[#004] - E nos casos de possessão?
[#005] - O passe só pode ser dado no centro espírita?
[#006] - Se alguém nos pedir para irmos à sua casa dar um passe em alguém obsediado, devemos ir?
[#007] - Qual a alimentação mais apropriada que o médium deve ter antes do trabalho do passe? E após?
[#008] - Como podemos saber se temos o dom de dar o passe? Mesmo sem ter conhecimentos profundos podemos aprender a dar o passe?
[#009] - De acordo com O Livro dos Médiuns toda ação por parte do homem seria secundada por espíritos afins com o objetivo do ato. Se pensarmos assim podemos afirmar que não há o chamado "passe magnético", como classifica Kardec, e sim apenas o "humano-espiritual"?
[#010] - Trabalho no passe buscando o preparo de bons pensamentos e vibrações antes de iniciar a tarefa, mas durante o passe sinto meu corpo bem quente, minhas mãos ficam em grande temperatura. Isso é normal?
[#011] - Gostaria de saber com qual idade o jovem pode começar a trabalhar no passe?
[#012] - Para dar o passe, basta freqüentar o centro e estar fazendo curso?
[#013] - Tenho gripe com freqüência. Posso dar passes quando ainda não estou completamente curada?
[#014] - Aqueles paranormais que entortam garfos seriam bons passistas?
[#015] - De que forma a pessoa que transmite o passe fica sem ser atingida por energias baixas das pessoas que atende?
[#016] - Podemos dar o passe involuntariamente?
[#017] - Eu gostaria de saber como uma pessoa que chega a uma casa espírita para tomar um passe, pode ter certeza de estar recebendo energias boas e o que acontece quando o passista está em desequilíbrio?
[#018] - O que acontece no momento do passe com quem dá e com quem recebe?
[#019] - De que forma posso melhor aproveitar o momento do passe? E como ele pode me proteger no dia-a-dia? Ou o que devo fazer para que ele me proteja no dia-a-dia?
[#020] - Ouvimos comentário que numa casa espírita as crianças, durante a reunião pública, têm aulas de evangelização e por isso não necessitam receber o passe, apenas os adultos o recebem. Isto está correto?
[#021] - Um bebê que ainda não foi batizado em nenhuma religião pode receber o passe? E é aconselhável fazê-lo para proteger a criança?
[#022] - Podemos curar doenças através do passe?
[#023] - Os passes podem melhorar o estado de melancolia aparentemente muito comum numa pessoa deprimida?
[#024] - Quanto tempo deve durar o passe?
[#025] - Há alguma ligação entre o hipnotismo e a terapia do passe?
[#026] - Quais são e de onde são tirados os fluidos envolvidos no processo do passe?
[#027] - É real o fato de pessoas terem o poder de fazerem plantas crescerem com a imposição das mãos? Até "ressuscitá-las"? Pode-se dar passes em animais?
[#028] - Sobre o modo e técnicas de aplicação do passe.
[#029] - Como dirigente do grupo de passes, fico em dúvida se durante a aplicação do passe, o dirigente deve dizer alguma coisa. Por exemplo, direcionar o pensamento das pessoas ao envolvimento magnético, aos fluidos do plano espiritual superior que estão sendo jorrados, etc. ou não.
[#030] - Que relação existe entre os chacras e o passe?
[#031] - O cruzar as pernas ou braços prejudica em alguma coisa no passe?
[#032] - O passista deve abster-se de carne vermelha antes e após o trabalho de passe? Sou passista e gosto muito de café. Gostaria de saber quanto tempo antes do passe devo deixar de tomar café.
[#033] - Como saber se os efeitos resultantes do passe não são fruto de auto-sugestão? Ou do pensamento positivo como nos casos do efeito placebo?
[#034] - Quando um assistido cai desmaiado, por exemplo, por que dizem que não se pode socorrê-lo? Não pode pôr a mão?
[#035] - Recentemente, o centro que freqüento estabeleceu que para tomar PASSE após as reuniões públicas, só se a pessoa estiver em tratamento após consulta. É correto isso? (vale salientar que existe um dia da semana, em que os que estão em tratamento comparecem e recebem PASSE de equipe)
[#036] - Notamos em certas reuniões públicas na casa espírita que as pessoas saem decepcionadas quando informadas, que naquele dia o passe seria coletivo. Como proceder, se nestas reuniões comparecem pessoas sem conhecimento doutrinário, desejosos de buscar consolo e auxílio no passe?
[#037] - Como devemos proceder com o assistido que todos os dias vai ao centro para tomar passe?
[#038] - Alguns centros espíritas aboliram o passe na reunião pública, deixando-o para reunião específica. Verificamos que a freqüência diminuiu bastante.
[#039] - Fala-se em pessoas que são "papa-passes" e que é necessário discernimento de quando se necessita de tal benefício. No entanto, às vezes estamos tão obsidiados que julgamos não estar necessitando. Como proceder?
[#040] - O que pode acontecer com a pessoa que vai a vários centros espíritas receber diversos passes? Passe em excesso faz mal?
[#041] - Quando o médium estiver dando passe, por algum motivo tiver se indisposto anteriormente com o paciente, é possível receber as energias ruins nesse momento? Como se prevenir desse acidente?
[#042] - Existem casos específicos em que é necessário se fazer um passe dentro de uma sala onde se irá fazer um trabalho mediúnico, ao invés de se fazer o passe em uma sala de passes? Se sim, quais seriam estes casos específicos?
[#043] - Na casa onde trabalhamos, no final do trabalho de passe, todos os trabalhadores, passistas ou não, se reúnem e fazem uma vibração em benefício de todas as tarefas e tarefeiros da casa, rogando a Jesus fortalecimento e persistência para todos. É correta esta atitude depois do passe?
[#044] - Ao médium aplicar o passe, o paciente tem que ficar de olhos abertos, ou fechados? E qual a razão de, uma vez os olhos do paciente fechados, o médium mandar abrir? Se uma pessoa está prestes a dar passividade, e não queremos que isto aconteça, qual tipo de passe utilizaremos para este fim?
[#045] - Em que obra Allan Kardec se refere ao o passe e à fluidificação?
[#046] - Quais são os livros onde posso encontrar experiências científicas sobre a eficácia do passe?
[#047] - Gostaria de saber qual a diferença que realmente existe, entre o passe espírita e o passe reikiano?
[#048] - Existem passagens bíblicas que se referiram ao passe?
[#049] - Além de JESUS e seus discípulos e apóstolos, quem mais realizou curas, apenas com as imposições das mãos, antigamente e atualmente?
[#050] - Qual é a porcentagem de responsabilidade, no passe, do passista, do que recebe e dos espíritos?
[#051] - Como devemos proceder no caso em que uma pessoa só gosta de tomar passes com o passista tocando nela, pois ela se sente rejeitada se o passista não tocá-la? Esse sentimento de rejeição não atrapalhará no processo de cura?
[#052] - O desgaste físico não acentuado, o sono, inviabiliza o passe?
[#053] - Por que sentimos como se fôssemos um pêndulo de relógio quando tomamos passe com determinados passistas?
[#054] - Por que, quando eu recebo o passe no centro, tenho uma espécie de arrepio, ficando meio trêmulo?
[#055] - Alguns meses atrás fui ao Centro Bezerra de Menezes para receber o passe. Ao receber o passe, senti uma angústia muito grande e comecei a chorar. Minhas pernas ficaram bambas e minha mão começou a formigar. Assim que terminou o passe, tive uma sensação de alívio e dor (interior), recebendo amparo dos encarregados em ajudar. Informaram-me que possuo mediunidade e que começasse a freqüentar a reunião de desenvolvimento mediúnico.
[#056] - Fui ao centro com intuito de esclarecer alguns desdobramentos que estavam ocorrendo quando estava adormecendo (sinto o corpo paralisar, e não consigo mexer). Queria saber se tenho realmente mediunidade e por que ocorrem desdobramentos tão estranhos comigo?
[#057] - É correto aproveitar o interesse das pessoas pelo passe e só aplicá-lo após a palestra evangélica?
[#058] - Quando o passista se aproxima do receptor, e envolve-o com energias recebidas da espiritualidade, faz-se necessário que o passista toque o receptor? Já que o passista é o condutor das energias que vêm da espiritualidade, seria necessário que este contatasse fisicamente com os receptores?
[#059] - É importante esclarecer as pessoas sobre a necessidade ou não de se receber o passe?
[#060] - Os toques e ruídos no momento do passe produz algum distúrbio no paciente, fluidicamente falando?
[#061] - No CE que freqüento, cada passista faz do jeito que quer. Como corrigir eventuais excessos sem melindrar passistas antigos?
[#062] - Trabalho em um Centro onde vários médiuns trabalham sentados em volta de uma mesa e a assistência fica de pé, de mão dadas com os médiuns, fechando, assim, a corrente. Minhas dúvidas são: pode o médium dar passes nessa posição? A imposição das mãos para irradiação de fluidos pode ser realizada nessas circunstâncias?
[#063] - Na casa espírita onde trabalhamos, na câmara de passe, a cada mês, faz-se um rodízio, obedecendo a ordem alfabética, um médium passista dirige o passe, designando dois médiuns passistas para, dentro da sala de passe, receber e despedir as pessoas, dois médiuns para fazer a prece inicial e final, respectivamente. Isso com o objetivo de propiciar a todos oportunidade de trabalho e de envolvimento com o mesmo. Este sistema traz benefício para o trabalho de passe no Centro Espírita?
[#064] - Em algumas casas espíritas, são recomendados passes especiais com vários médiuns. Tal recomendação é necessária?
[#065] - Por sermos energia, o assistido portador do celular ou o passista usando celular interfere no passe, diminuindo o magnetismo ou algo assim?
[#066] - É verdade que existia um médium curador russo que, apenas com o passe, curava os deficientes fisícos e fazia uma fogueira de muletas? Que relatos semelhantes nós podemos encontrar na história? Em quais livros?
[#067] - Por que em vários centros espíritas o passista está mediunizado?
[#068] - Quais são os possíveis problemas que podem ocorrer no caso de os passistas não terem conhecimentos doutrinários a respeito do passe?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo