Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Celso Martins
Entrevistado: Celso Martins
Tema: Alma dos animais
Número de questões: 25

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - Como os animais vivem no mundo espiritual?
[#002] - Sabemos que os animais tem alma e no livro "A Próxima Dimensão" quando a personagem está andando na cidade Nosso Lar com André Luiz observa um casal de passarinho no ninho com ovinhos, assim indaga para André se é possível os animais reproduzirem no meio espiritual? André não quis comentar a questão dizendo ser complexo. O senhor acha isto possível?
[#003] - Um animal doméstico pode reencarnar em um lar em que já viveu?
[#004] - Os animais entram no processo evolutivo? Ou seja, todos os espíritos que hoje são humanos, já foram animais um dia?
[#005] - Como e onde se dá a transição do reino animal para o hominal?
[#006] - Partindo do pressuposto que animais não têm carma, qual a necessidade de seu sofrimento?
[#007] - Sabemos que no mundo espiritual a alimentação seria bem mais "leve", totalmente despojada de carne. Não seria bom se começássemos a nos exercitar no vegetarianismo?
[#008] - Os animais amam? Pergunto isso porque tenho a impressão de que a minha gatinha me ama pelo fato de ser tão carinhosa, de me aguardar ansiosamente quando saio, de sentir a minha falta, de estar ao meu lado em momentos em que preciso de companhia e por diversos acontecimentos que me fazem crer nisso.
[#009] - Os animais são médiuns? Outro dia o meu gato estava olhando fixamente para uma parede branca como se estivesse vendo alguém. Ficou com o pêlo todo erisado e paralisado por alguns minutos, exatamente no momento em que eu mentalizava o meu mentor espiritual pedindo a ele que me fortalecesse na realização de um trabalho.
[#010] - Que referências (livros, artigos) podemos encontrar acerca de pesquisas, e pesquisadores, em torno do princípio vital que animam as entidades que chamamos animais (mas que também devem incluir formas simples, como bactérias e vírus)?
[#011] - O que é espírito-grupo, alma-grupo? E, em quais animais eles se encontram?
[#012] - Após o desencarne de um animal de estimação, nunca mais teremos notícias dele, ou seja, não saberemos se está bem ou não na sua caminhada evolutiva, se já passou para o reino hominal? E poderemos reencontrá-lo após o nosso desencarne?
[#013] - Na questão 600 do Livro dos Espíritos, os Espíritos esclarecem que o princípio inteligente ainda vinculado à fase animal da evolução, após a desencarnação, é classificado pelos dirigentes espirituais e aproveitado quase imediatamente, sem entrar em relação com outras criaturas. Não é um espírito errante. No entanto, dentre outros autores espirituais, André Luiz nos dá notícia da existência de animais no mundo espiritual. Como explicar esse fato? Seriam esses animais plasmados pelos espíritos, como as plantas o são, segundo descrição de alguns autores daquele plano?
[#014] - As almas de animais nos mundos superiores são tão evoluídos quanto os homens, aqui, da terra?
[#015] - Os ditos elementais são almas de animais ou homens?
[#016] - Como devemos interpretar o item 283, do capítulo XXV do Livro dos Médiuns - Das evocações - em que diz que não existem almas de animais no mundo espiritual? Devemos interpretá-lo, ou entendê-lo, como se estivessem falando dos níveis espirituais superiores ou que eles, os espíritos superiores não queriam falar sobre este assunto naquele momento, deixando para André Luiz revelar depois, optando pela negativa das almas de animais na espiritualidade, evitando, assim, polêmicas descabidas naquele tempo?
[#017] - A evolução dos animais é só corporal, biológica ou ocorre evolução no relacionamento que eles têm entre si? Em um número da revista Superinteressante, infelizmente não me lembro qual, diz que os macacos tiveram uma pequena evolução no seu relacionamento com os da mesma espécie, como nós espíritas devemos ver isto?
[#018] - Os instintos nos animais são originários do seu corpo ou da sua alma?
[#019] - "O animal da tua casa tem laços com a tua vida" - psicografia de Chico (Cartilha da Natureza). Ao ler esse poema, fiquei muito emocionada por sentir forte atração por minha cachorrinha, e acho que ela por mim. Observando a vida de outros animais passei a entender o laço de vidas passadas que podem ligar estes dois seres. Qual sua opinião? Como o Espiritismo explica que na Bíblia, no Velho Testamento, em Números 22,v. 27 a 30, a jumenta de Balaão tenha falado a ele? Ela não foi médium do anjo do Senhor?
[#020] - Um indivíduo que maltrata um animal de estimação poderá no futuro tê-lo como obsessor?
[#021] - Eu li casos em que animais (cães e, até, escorpiões) teriam cometido suicídio, isto realmente ocorre? Se sim, o que isto revela, na visão espírita?
[#022] - Os espíritos inferiores podem influenciar os animais para que cometam crimes, prejudiquem alguém?
[#023] - Como o senhor explica a história de Maharaj Bharata e o veadinho, contada no Bhagavata-Purana, que faz parte dos Vedas. É uma história que os hindus consideram verdadeira sobre a metempsicose. Foi escrita por Vyasa, considerada a encarnação literária de Krishna.
[#024] - Houve casos de materializações de animais, em sessões específicas para este fenômeno?
[#025] - O uivo dos cães é uma premonição, como muitas acreditam que seja?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo