Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Walter Barcelos
Entrevistado: Walter Barcelos
Tema: Homossexualidade e reencarnação
Número de questões: 35

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#000] - Dados biográficos do autor
[#001] - Qual o ponto de vista da Espiritualidade quanto a este tema?
[#002] - O que a homossexualidade tem a ver com a reencarnação? - Já ouvi alguém dizer e até em livros que a homossexualidade jamais foi uma doença. O que é então?
[#003] - A homossexualidade pode ser explicada pelo fato de um espírito ter pertencido a um cor-po de sexo oposto ao atual?
[#004] - A homossexualidade pode ser explicada como um desvio sexual oriundo de outras encarnações ou a fatores materiais que a influenciam? - Na hereditariedade, a genética tem alguma coisa a ver com a homossexualidade?
[#005] - Qual é o sentimento que domina uma pessoa homossexual que a leva a incorporar uma figura feminina ou masculina, quando está encarnado? - A pessoa "nasce" homossexual ou "torna-se" homossexual, dependendo de determinadas situações da vida? - Por que uma pessoa, desde pequena, já apresenta tendência para a homossexualidade e outras se tornam depois de adultas? - A homossexualidade é programada antes da reencarnação do espírito? São almas afins que se encontram e não conseguem cumprir o programado de serem apenas amigos?
[#006] - O homossexual de hoje será novamente homossexual na próxima encarnação?
[#007] - Por que os homossexuais masculinos são tão carentes de afeto de outros homens?
[#008] - A homossexualidade, sendo uma punição, imposta ou escolhida pelo espírito reencarnante, ocorre em outros orbes (planetas em condição moral semelhante à da Terra)?
[#009] - Qual o limite entre PAIXÃO e AMOR? Muitos homossexuais acreditam amar alguém do mesmo sexo, quando, na verdade, estão tomados de paixão? - No livro "As paixões da alma", Descartes descreve inúmeras formas de paixão. Como você definiria, a paixão de um ser por outro do mesmo sexo?
[#010] - Poderia nos esclarecer com maiores explicações o que sejam as vir-tudes da alma?
[#011] - Numa citação bíblica, o homem que se deita com outro homem, terá seu sangue derramado (Levítico, 20:13). Como entender esta citação à luz da Doutrina Espírita? - Os homossexuais que não conseguem refrear suas paixões, como devem ser encarados e tratados?
[#012] - À luz da Doutrina Espírita, homossexualismo é crime? - O homossexualismo representa uma inferioridade moral do espírito?
[#013] - Caso tivesse um filho homossexual, como você agiria? - Como os pais devem proceder na educação infantil quando percebem alguma tendência para o homossexualidade em seu filho? - Como educar a mim mesma e aos meus filhos sobre homossexualidade com naturalidade e respeito, sem julgamentos, sem ser cínica e ao mesmo tempo "moderna" a ponto de tentar achar tudo normal?
[#014] - O homossexual pode se converter num heterossexual ainda na própria encarnação? - É possível um homossexual escolher tornar-se heterossexual, e há grupos de apoio especializados nesse tema? - Que tipo de pendência tem um espírito que vem homossexual nesta encarnação? - O homossexualismo é algo natural nos seres humanos? Tam-bém é natural uma pessoa se sentir excitada ao imaginar tal ato? Isso não pode ser a influência de algum espírito menos evoluído?
[#015] - A homossexualidade é um tipo de prova na qual o indivíduo deveria se abster de sexo? - Amar um ser do mesmo sexo não é pecado, porém fazer sexo com um ser do mesmo sexo é considerado pecado? - Como explicar a um homossexual que a disciplina é a melhor conduta, pois esta compreensão eles não aceitam? - Como fazer para ajudar os homossexuais a saírem do sofrimento, mesmo que não deixem de ser homossexuais? - Por que, desde que me lembro por gente, não consigo me relacionar com mulheres... Só me sinto atraído por homens... Como lidar com isso?
[#016] - Como você encara os homens casados, tendo filhos, que têm relacionamento extraconjugal com outros homens? - Por que alguns homossexuais são "ativos" e outros "passivos"? - Caso um homem viva uma vida de casado com outro homem, sem outros relacionamentos, como definir, do ponto de vista espírita, essa situação? - Porque a Doutrina Espírita afirma que nas relações homossexuais não há permuta saudável de energia? Que o investimento afetivo-sexual da relação é cercado por uma plenitude efêmera e ilusória, muitas vezes seguida do sentimento de frustração? - O Espiritismo é a favor ou contra a legalização do casamento entre homossexuais? - Homossexuais podem viver juntos, sem que haja relacionamentos sexuais? Se o amor é tudo que nos foi dado como forma de ensinamento para as nos-sas atitudes, esse amor não deve ser proibido! Vejo que o ato sexual é que deve estar fora dos padrões da razão!
[#017] - Todos os meninos, ou pelo menos a maioria, descobrem o sexo com os colegas de turma, nas brincadeiras inocentes. Por que alguns, na adolescência, definem sua sexualidade pelo sexo oposto e outros pelo mesmo sexo?
[#018] - Partindo das premissas de que o espírito é assexuado e de que o indivíduo é homossexual por escolha nesta encarnação e não por tendências de encarnações anteriores e que tal opção tenha sido feita em função de afinidade e não por desvarios da carne, haveria algum gravame espiritual em seu comportamento?
[#019] - No caso específico dos homossexuais, que têm como "inata predileção psicológica" a "necessidade" deste intercâmbio afetivo-sexual, seria coerente intentar um relacionamento heterossexual para reequilíbrio das energias genésicas?
[#020] - Segundo a Organização Mundial da Saúde, a homossexualidade não é patológica: a ciência ainda não concluiu entre orientação ou opção sexual. O Espiritismo vê de modo geral como um desequilíbrio, proveniente da existência e do caminho o qual o espírito tenha percorrido. Sendo a reencarnação uma nova oportunidade de crescimento espiritual, qual seria a atitude mais proveitosa do espirito nessa situação: viver angustiado, sentindo-se fora do mundo, carente de uma companhia afetiva e, portanto, ter uma vida de tristeza sistemática ou viver sua homossexualidade (dito no sentido de ter uma companhia no casamento), sendo feliz e esforçar-se no trabalho do bem?
[#021] - Atualmente, a sociedade vem discutindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Podemos encarar isso como evolução moral da sociedade? Esse compromisso entre homossexuais poderia levá-los a uma vida mais regrada, fiel?
[#022] - Uma mulher que ame outra mulher na vida presente pode ter sido o esposo que a fez so-frer em vida passada?
[#023] - Na visão espírita, a prática sexual das relações homossexuais ocasiona danos espirituais e perispirituais aos indivíduos envolvidos? Quais?
[#024] - O espírito que, ao reencarnar, traz, desde tenra idade, um direcionamento homossexual, mas, em idade adulta e, sob terapia psicanalítica, apaixona-se por pessoa do sexo oposto, vendo a vida transformar-se de forma surpreendente ao ponto de duvidar do passado homossexual. Porém o sofrimento se desdobra na impotência e o pavor de não corresponder à mulher amada traz uma angústia ainda maior que no passado. Por favor, me ajude a compreender!
[#025] - Tendo em consideração o fato iniludível que determina que todas as manifestações da alma têm seu baseamento na mente e sendo ela a desvendadora das condições particulares de cada um: No caso de serem assim, a solução da temática sexual, porventura não vem dada por uma educação, não somente em função de princípios médicos e éticos, senão também como um planejamento vivencial em torno do amor verdadeiro e sua manifestação? – Não são as doenças da alma as geradoras de "todas" as anomalias na disjuntiva sexual? – Então, será lícito considerar a homossexualidade como um fato apartado da ge-neralidade que implica a sexualidade em si? – Finalmente, será possível isolar o desejo do Amor?
[#026] - Desde a adolescência, mantive inclinação homossexual, embora, pelo menos fisicamente, não mantivesse relações sexuais. Aos 31 anos, depois de estudar muito as ciências psíquicas e o Espiritismo, resolvi namorar com pessoa do sexo oposto, idealizando formar uma família. Para meu espanto, sinto uma atração enorme por ela e a atração que sentia por outros homens não tem mais intensidade. Isso me deixa confuso, pois a ciência humana não endossa o que eu estou sentindo. Gostaria de saber sua opinião.
[#027] - Tenho vida sexual ativa com pessoa do sexo oposto, o que me dá enorme prazer. Porém sinto atrações momentâneas por pessoas do mesmo sexo, o que corto imediatamente. Isto é comum no ser humano ou eu posso considerar-me bissexual? Existem homens que nunca sentem atrações por outros homens?
[#028] - Tenho 17 anos, sou espírita e tenho um amigo da mesma idade que eu (conheço-o desde os sete anos). Ele é homossexual e relaciona-se com um homem de 51 anos. Mas essa não é a minha preocupação. Eu não tenho problema com o fato de ele ser homossexual e namorar. Queria saber se o fato de eu não ter nenhum problema com isso é de alguma forma algo fora dos ensinamentos da Doutrina Espírita. E, se for, como eu deverei agir em relação a ele?
[#029] - É correto os pais tentarem fazer de tudo para o filho mudar sua "opção" sexual? Regressão e terapia de vidas passadas poderiam resolver?
[#030] - Como o Espiritismo vê a questão da adoção de crianças por um casal homossexual? É permitida?
[#031] - O que fazer, quando você ministra aulas de Evangelização (Departamento de Infância e Juventude - DIJ) e detecta que existe jovem com problemas de homossexualismo? Como conduzir essa situação?
[#032] - Um homossexual que vivencia a prática sexual poderá ser um médium passista, sem abdicar de seus relacionamentos afetivo-sexuais?
[#033] - Entre os animais, existe homossexualidade?
[#034] - Por que a homossexualidade está virando uma opção tão normal em nossos dias? Gostaria de ter a resposta à luz da Doutrina Espirita. (Indicar livros, se possível). Moro em São Francisco, na Califórnia, respeito muito meus irmãos homossexuais, apesar de ser heterossexual. - Quais as bibliografias que podemos encontrar sobre o tema Homossexualidade e Reen-carnação?
[#035] - Qual mensagem daria a tantos irmãos e irmãs que passam pela dura prova (ou expiação) da homossexualidade?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo