Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Gilson Freire
Entrevistado: Gilson Freire
Tema: Homeopatia e Espiritismo
Número de questões: 37

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#000] - Apresentação e Introdução ao tema
[#001] - Minha filha tem 15 anos. Quando menor (de 3 m aos 9 anos) sofria de ASMA. Realizou vários tratamentos médicos: Pneumologista, Alergista e Homeopata. Aos 9 anos teve uma crise alérgica grave que afetou sua pele. De lá para cá nunca mais teve ASMA, mas sua pele está em constantes processos alérgicos. Isto gera graves problemas em sua auto-estima, ao ponto de não usar mangas curtas. Consultamos vários médicos de pele sem nenhum resultado positivo. Deveríamos tentar a Homeopatia?
[#002] - Gostaria de saber se existe disponível, algum texto publicado (de preferência on-line) sobre a homeopatia.
[#003] - Estou fazendo tratamento homeopático para rinite. Senti uma melhora, mas preciso retornar pois acabaram os remédios. Prefiro tomar remédios naturais a ficar me intoxicando com um monte de remédios. Agora o que diz a Doutrina a esse respeito?
[#004] - De que maneira age a medicação homeopática no ser humano?
[#005] - Por milhares de anos, o tempo de vida médio do homem foi de poucos mais de quarenta anos. A homeopatia se preocupa com a questão do reequilíbrio natural do corpo humano. Como é enxergada essa sobrevida excepcional?
[#006] - Posso ter resultados satisfatórios tratando uma criança de 11 anos com síndrome do pânico e que tem mediunidade ostensiva, sem que para isso tenha que recorrer a remédios mais fortes? Estou tratando com homeopatia, mas a ansiedade dela e as fobias estão acentuadas: medo de metrô, elevador, taquicardia, falta de ar, sensação de que vai desmaiar e medo de morrer! Estou tratando com passes especiais e culto do evangelho no lar. è o suficiente?
[#007] - Qual é a relação entre energia e medicamento homeopático? O medicamento atua na área do Perispírito?
[#008] - Quais são as provas de que homeopatia funciona, ou seja, existem estudos publicados em revistas científicas mostrando que há diferenças entre homeopatia e o efeito placebo? Caso contrário, o Espiritismo não está equivocado em apoiar um tratamento cuja eficácia não está comprovada cientificamente?
[#009] - A homeopatia atua no organismo material ou perispiritual ?
[#010] - No caso da Homeopatia agir no campo perispiritual, como se daria o processo visto que os remédios ingeridos são "matéria"?
[#011] - Existe algum remédio homeopático que ajude a perder peso? Alguma coisa que me ajudasse na reeducação alimentar, que me incentivasse.
[#012] - Há registros que mostrem como o Espiritismo chegou ao Brasil através de Homeopatas?
[#013] - As casas espíritas podem utilizar a hometopatia como auxilio no tratamento, curas e cirurgias espirituais? A Homeopatia é reconhecida como um método de tratamento médico? Que tipo de profissionalização temos dentro desse tema?
[#014] - Porque tantos espíritas são adeptos da homeopatia?
[#015] - Quais as vantagens da homeopatia em relação à alopatia?
[#016] - Que tipos de doenças podem ser tratadas com homeopatia?
[#017] - O tratamento homeopático costuma ser tão caro quanto o tratamento convencional? E as consultas?
[#018] - Como posso saber se preciso desse tipo de tratamento?
[#019] - Fui curado de uma depressão através da homeopatia e após a cura comecei estudar o espiritismo e descobri que a mediunidade quando não desenvolvida é que causa a depressão. Neste caso por coincidência o médico é espírita, o que me chamou a atenção. Sobre isto que coloquei você poderia dar sua opinião?
[#020] - A homeopatia pode curar o "Pânico", ou seja os remédios homeopáticos substituem neste caso os alopáticos?
[#021] - Gostaria de saber de que maneira a homeopatia pode favorecer o equilíbrio orgânico e, principalmente equilíbrio espitritual (se pode)
[#022] - Pode-se utilizar recursos materiais do mundo espiritual (energias e ectoplasma) para formular remédios homeopáticos?
[#023] - Em que consiste efetivamente os processos na confecção do material homeopático e sua relação com os espíritos?
[#024] - Há ligação entre homeopatia e florais?
[#025] - Sou médico homeopata e aluno do primeiro ano básico do espiritismo (Seara Bendita - SP). Durante todo o meu estudo de Homeopatia que fiz no Inst. Hahnemanniano do RJ., berço da Homeopatia no Brasil, o Dr. Bezerra de Menezes nunca foi citado como um representante na especialidade de Homeopatia. Por outro lado, Dr. Samuel Hahnemann, o iluminado médico que descobriu a Homeopatia, foi também colaborador no livro dos espíritos e por três ou quatro vezes ele vem nos falar dos temperamentos e da importância em agitar os medicamentos homeopáticos antes de tomá-los. Perguntas: 1) Dr. S. Hahnemann já era espírita enquanto encarnado? 2) Dr. Bezerra de Menezes sempre foi Homeopata?
[#026] - Allan Kardec pronunciou algo sobre a Homeopatia?
[#027] - Os espíritos superiores recomendam a homeopatia?
[#028] - Como ocorre o processo de cura com a homeopatia?
[#029] - A homeopatia foi estabelecida aqui na terra com a ajuda da espiritualidade superior?
[#030] - Tendo em vista que não existem doenças, mas sim doentes, a homeopatia representaria, pelo seu mecanismo de ação, a maneira "mais espiritual" de tratar os pacientes?
[#031] - Na Revista Espírita, existem 2 artigos de Kardec criticando a Homeopatia, em março de 1867 e junho de 1867. Se o próprio Kardec criticou a Homeopatia, porque os espíritas de hoje insistem, mesmo sem ter base científica alguma, de que ela funciona?
[#032] - Podemos considerar os Florais como sendo ferramentas auxiliares na busca do equilíbrio emocional e espiritual ou podemos prescindir destes? Somente a prece e a confiança seriam suficiente?
[#033] - Qual a relação entre o remédio homeopático e as necessidades espirituais da pessoa? O médico homeopata tem que ser espírita?
[#034] - Na homeopatia existe algum tratamento para AIDS?
[#035] - Como funciona a homeopatia nos casos de câncer? pode haver uma terapêutica conjunta, por exemplo, homeopatia - passes - quimioterapia? A quimio altera o efeito da homeopatia?
[#036] - Minhas filhas tem bronquite, e ataca mais quando eu e meu marido brigamos, tem alguma possibilidade de cura?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo