Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Armando Falconi
Entrevistado: Armando Falconi
Tema: Desenvolvimento e Educação da Mediunidade
Número de questões: 50

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - a) O que é desenvolvimento da mediunidade? b) O que é uma mediunidade educada?
[#002] - Quais são os passos do desenvolvimento e da educação da mediunidade?
[#003] - Como vamos saber se uma pessoa tem mediunidade para ser desenvolvida?
[#004] - O desenvolvimento da mediunidade se dá com as reencarnações, pois é uma atribuição do espírito, ou podemos acelerar este processo durante as aulas de educação mediúnica?
[#005] - Haverá manifestação espírita física sem a participação direta ou indireta de um médium?
[#006] - Participo de um grupo mediúnico que devido a complexidade dos trabalhos, na grande maioria das vezes, os médiuns tem que se jogar ao chão para receber os espíritos que manifestam. São espíritos disformes ou com formas animalescas. Pergunto: Isso é falta de educação mediúnica? É incorporação? É necessário? É um trabalho diferenciado ou já existem outras casas fazendo o mesmo? Gostaria de alguns esclarecimentos a respeito, se possível.
[#007] - A pratica da mediunidade e nato ou devemos desenvolve-la? E livre arbítrio ou um dia, mais cedo ou mais tarde, devemos praticá-la?
[#008] - Temos observado que a mediunidade tem aflorado em crianças e adolescentes. Como podemos abordar esta sensibilidade da criança e no jovem?
[#009] - Caro senhor, pequena contenda estabeleceu-se em nosso meio espírita ,no que diz respeito a comunicação de entidades respeitosas que se comunicam com característico sotaque dos afro-descendentes, embora a inquestionável profundidade doutrinaria e evangélica contida nessas comunicações... Para alguns, falta de educação mediúnica, do médium no caso. Para outros ,detalhe irrelevante, uma vez que estas entidades se fazem identificar com as características de uma encarnação no período escravista. Muito embora espíritos de inquestionável evolução, fazem-no por demonstração de humildade. O que o senhor pensa a respeito?
[#010] - Caro Armando, como fazer para termos certeza se o que vemos são apenas visões do nosso inconsciente, ou se realmente estamos vendo. Estou iniciando agora na sessão mediúnica, mas já faço o curso de mediunidade da FEB a quase dois anos, mas como o Espiritismo é algo novo para mim, me sinto muito insegura, pois vejo, escuto, e sempre penso que são coisas da minha cabeça. Como resolver isso?
[#011] - Por que eu vejo as coisas com uma visão tão turva, como se fosse uma cortina de fumaça, eu estou iniciando agora nas sessões mediúnicas e fico totalmente insegura, apesar da nossa equipe SEEBEM ser muito unida, formada realmente por grandes amigos, como muita afinidade e harmonia, as vezes fico insegura, por medo de estar mistificando, o que devo fazer para me libertar disso?
[#012] - Como identificar o momento exato para o desenvolvimento mediúnico? É verdadeira a assertiva que muitos afirmam, principalmente os umbandistas, ao dizerem que uma vez desenvolvida a mediunidade não se poderá interromper o desenvolvimento? Isso é verdadeiro? Em caso afirmativo, quais as conseqüências podem advir?
[#013] - Algumas pessoas dizem que está com a mediunidade aflorando deve receber, dar passividade aos espíritos, porque isto servirá como um desabafo, uma válvula de escape. Isto procede? Se não, por que?
[#014] - Na reunião de desenvolvimento e educação da mediunidade deve-se estudar quais obras? Deve-se ter uma parte teórica e outra prática desde do início?
[#015] - Boa parte dos espíritas ainda acha que o médiuns iniciantes não devem ser reprimidos nas suas manifestações. Isto é correto? Por que?
[#016] - Olá! A minha duvida é a seguinte : caso seja identificado que um pessoa tenha mediunidade, digo, que ele tenha facilidade na comunicação com o mundo espiritual e essa pessoa não desenvolve, ela ignora este dom, seja por medo ou por falta de tempo para estudo qualquer que seja o motivo. Estaria ela deixando de cumprir uma missão que estava pré estabelecida?
[#017] - Todos nós temos mediunidade? Às vezes sinto que está faltando algo, não sei o que, mais sinto necessidade uma busca , sinto que esta busca está ligada ao mundo espiritual. Será que este sentimento faz parte daqueles que precisam buscar o Desenvolvimento da Mediunidade? E porque existe esta cobrança? Esta cobrança é do nosso interior ou do lado espiritual?
[#018] - Moro nos EUA há 3 meses, no estado de Missouri. Neste estado não há centros. Quando estava no Brasil comecei a sentir algumas sensações do tipo: uns nervosismos mas que são um pouco diferentes, as vezes intensos ou algumas vezes fracos; tristeza,medo,raiva ate em momentos que estava bem; grande vontade de chorar sem motivos, e certa vez quando pisei o pé no centro chorei sem parar,mas não queria; fadiga como se tivesse sugado minhas energias sem ter feito nenhum esforço; sinto como se alguém estivesse vindo em minha direção,quando olho não vejo ninguém mas ainda assim sinto a presença; arrepios que parecem mais um tipo de energia e ocorriam sem nenhuma causa. Muitos me disseram que minha mediunidade aflorou e que eu rezasse constantemente e estudasse. Assim tenho feito e de fato tem melhorado muito, apesar de ainda sentir algumas vezes. O que devo fazer aqui se realmente minha mediunidade aflorou?
[#019] - Qual a diferença entre Educar e Desenvolver a Mediunidade? Considerando que são coisas diferentes, qual das duas deve ser considerada como prioridade pelo médium espírita?
[#020] - Como desenvolver a mediunidade que se manifesta numa criança? E como trabalhar isso quando ela se mostra assustada com as evidências manifestadas?
[#021] - Uma mulher grávida pode continuar trabalhando no Centro Espírita, dando passes, fazendo entrevistas, etc., sem prejudicar o bebê e a ela?
[#022] - Faço um curso de Estudos Espíritas e estou no segundo ano (mediunidade). Estamos fazendo exercícios práticos e tenho sentido um enorme calor nas mãos. É tão forte que elas chegam a transpirar. Segundo os dirigentes da Casa Espírita isso é um sinal de mediunidade. Qual é o canal? Gostaria de maiores esclarecimentos.
[#023] - A) Gostaria de saber porque quando passamos por uma série de perturbações que não possuem origem conhecida (que não seja por alguma doença física ou emocional) dizem que a mediunidade está aflorada? B) Por que acontecem essas perturbações quando a mediunidade é aflorada? C) O que uma pessoa que tem mediunidade aflorada (mas não é ostensiva) deve fazer se onde mora não há nenhum centro?
[#024] - Gostaria de saber qual é o método mais eficaz para o médium psicofônico conseguir diferenciar o Animismo da manifestação mediúnica. Porque essa diferenciação é muito difícil tendo em vista que alguns espíritos se manifestam com quem tem mais afinidade tanto moral quando fluídica.
[#025] - Quando se vive em regiões geográficas onde não há acesso a centros espíritas que mantém cursos práticos de mediunidade, de seu desenvolvimento e educação, como podemos desenvolvê-la com segurança e sob os preceitos de Espiritismo cristão? Se não temos quem nos possa orientar com segurança, como podemos desenvolvê-la e educá-la?
[#026] - Acredito ser necessário que o médium seja moralizado e conheça bem a D.E. Mas quando o indivíduo está com o fenômeno explodindo, a ponto de ser encaminhado para tratamento psiquiátrico, podemos partir para a prática da Educação Mediúnica e deixar a parte teórica para quando ele consiga estudar?
[#027] - Eu já ouvi relatos e até presenciei melhoras de pessoas que estavam com problemas com a sua mediunidade, cujo desenvolvimento mediúnico foi ir logo para a mesa e dar passividade. Como devemos ver estes casos?
[#028] - Por que no "aflorar" da mediunidade nós, muitas vezes, nos sentimos deprimidos, doentes, com crises de choro e de riso?
[#029] - Eu já vi em uma apostila ou um livro, não sei ao certo, em que para o desenvolvimento da mediunidade, nos exercícios práticos aconselhava, por exemplo, para desenvolver a mediunidade de desdobramento, de nos deitarmos na cama e imaginarmos flutuar até o teto. E tinha outras práticas para as outras mediunidade. Estes tipos de práticas são válidas?
[#030] - Como ter certeza de que se tem predisposição mediúnica?
[#031] - Os santos da Igreja eram médiuns? Se a mediunidade é algo intrínseco, por que precisamos desenvolve-la?
[#032] - Tenho uma amiga que é médium de incorporação, mas ela ainda não consegue controlar e acaba recebendo "irmaõzinhos" das pessoas que sentam ao lado dela (isso não é tão freqüente) em lugares comuns ou até dentro do centro espírita (na hora do estudo por exemplo). Como ela pode controlar isso?
[#033] - Em um dos evangelhos Jesus propõe a um jovem que abandone tudo e que O siga, entretanto o jovem opta por ficar e enterrar seu pai recém desencarnado. Jesus então afirma "Deixai que os mortos cuidem dos mortos e os vivos cuidem dos vivos". Minha pergunta: Estamos nos preocupando demais com os mortos e de menos com os vivos? Às vezes me pergunto se nos preocupássemos mais com nossos irmãos encarnados, por meio da caridade, não estaríamos conseqüentemente auxiliando nossos irmãos desencarnados. Porque então alguns médiuns e dirigentes de centros espíritas se preocupam muito mais com uma boa comunicação ou uma psicografia perfeita ou com a organização do centro e dão menos valor ao indigente ou ao doente encarnado?
[#034] - A mediunidade tem, fundamentalmente, origem orgânica e pára por aí, ou é basicamente ligada a resgates do espírito ou os dois fatores ocorrem juntos? Se assim for, como distinguir quando é um ou outro destes fatores que mais interferem em determinado fenômeno mediúnico?
[#035] - A educação e direcionamento ao bem que uma pessoa pode fazer desta respeitável faculdade pode acontecer mesmo sem incentivo da família da pessoa (caso a pessoa seja menor de idade e more com os pais ainda) ?
[#036] - O que fazer quando se tem mediunidade mas se tem medo dela?
[#037] - Quais são os pesares da mediunidade não tratada para o médium que precisa se desenvolver?
[#038] - O livro "Desenvolvimento Mediúnico" de Edgar Armond, é um bom roteiro para as reuniões de Desenvolvimento Mediúnico?
[#039] - O desenvolvimento mediúnico do Livro dos Médiuns de Allan Kardec, está sendo praticado nos centros? Tem muita diferença das práticas de hoje?
[#040] - Estou fazendo meu desenvolvimento mediúnico neste ano no centro onde freqüento e a semana passada, durante o curso, na primeira parte do trabalho quando vem os irmãozinhos necessitados, sempre é fácil e rápido de perceber e receber o mesmo, a manifestação se dá com rapidez. Mas na segunda parte dos trabalhos, onde são os espíritos de luz e mensagem do nosso mentor espiritual, sinto muita dificuldade em receber qualquer manifestação. Semana passada escrevi com muita dificuldade e muita demora uma frase apenas; quase nem sentia meu braço, mas escrevi “O senhor é amor”. Gostaria de saber porque esta dificuldade na segunda parte dos trabalhos. Será que sou médium escrevente? Devo continuar insistindo na caneta e no papel? O que se sente normalmente nesta segunda parte dos trabalhos?
[#041] - Já fiz “O Livro dos Espíritos”, estou fazendo “O céu e o inferno”, terminei o curso de mediunidade, e agora estou refazendo “O Livro dos Espíritos”. A minha duvida é a seguinte: tenho uma mediunidade ostensiva e a dirigente da mesa não me colocou no desenvolvimento alegando que preciso fazer meus tratamentos desobssesivos pois tenho vários irmãozinhos vinculados a mim de outra vida. Mas ando sofrendo bastante com minha mediunidade; alguns amigos trabalhadores da casa acham que eu já deveria estar no desenvolvimento. Tenho sofrido bastante oro muito, faço o evangelho toda semana e gostaria de saber o que fazer.
[#042] - Toda pessoa obsidiada tem a mediunidade aflorada que precisa ser desenvolvida?
[#043] - É possível, um médium iniciante, quando incorporado, visualize a condição do espírito?
[#044] - Sei a necessidade da educação da mediunidade. Como saber, porém, até que ponto esse controle é benéfico ao trabalho sem ser nocivo ao espírito manifestante?
[#045] - Qual a posição ideal a ser adotada por uma pessoa que percebe o início do desenvolvimento da mediunidade e não encontra um Centro espírita de confiança?
[#046] - O início da parte prática do desenvolvimento da mediunidade deve ser sempre a atividade de irradiação?
[#047] - Qual a importância de um curso de Desenvolvimento e Educação da mediunidade no Centro Espírita?
[#048] - Qualquer pessoa pode desenvolver sua mediunidade para ajudar as pessoas, ou existe pré-determinação no mundo espiritual?
[#049] - É válido permanecer freqüentando grupos de estudo de mediunidade, mesmo quando já sabemos não possuir mediunidade?
[#050] - Gostaria de saber se as pessoas que possuem um "potencial mediúnico", ou seja, que têm mais facilidade na relação com a espiritualidade, recebem em algum momento da vida um chamado para trabalhar com os irmãos espirituais? E se houver essa "convocação", como é que ela se dá?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo