Espiritismo Estudos Educação Ajuda Serviços
Recursos
Literatura      Tire suas dúvidas      Dúvidas respondidas
Artigos      Apostilas      Entrevistas publicadas      
Home > Entrevistas Publicadas > Marlene Nobre
Entrevistado: Marlene Nobre
Tema: O Espiritismo e curas na visão médica
Número de questões: 23

Nota: O conteúdo das respostas é de inteira responsabilidade do autor, cabendo ao CVDEE o papel de divulgação e incentivo ao estudo da Doutrina Espírita.
Obs: A entrevista pode ser divulgada livremente em outros meios de comunicação, sendo obrigatória a citação da fonte.
Clique aqui para fazer o download da entrevista completa (formato TXT)

Questões
[#001] - De acordo com Herculano Pires, o excesso de gesticulações no trabalho de passe é desnecessário e só serve para ridicularizar a Doutrina Espírita. Gostaria de saber, como deve ser realizado o passe nos Centros Espíritas?
[#002] - Não sei se a colocação se enquadra no tema proposto, porém, é uma questão que nos intriga: "O avanço de depressões graves, e outras moléstias que se alastram e que surgem ligadas a processos de obsessão epidêmica. Nos parece que não tem merecido a atenção que merece a situação e o momento, pelo movimento espírita e os médicos espíritas. Se for útil, abordar e aprofundar o tema, tudo bem, se não for conveniente também.
[#003] - Vemos uma grande aceitação das pessoas comuns, de alguns profissionais da área de saúde, em indicar a yoga (meditação) como receita para diversos males. Observamos com isso, que pouca rejeição há relacionado a yoga e suas práticas. Não deveria o Espiritismo, assim como sugeriu Kardec, atender a todos os propósitos humanitários, sem a rejeição que há, pelas pessoas, relacionado ao Espiritismo? Onde está havendo falha por parte do Movimento Espírita?
[#004] - Porque os pacientes que se submetem às cirurgias espirituais com corte, não sentem dores. Como se processa este "anestésico" espiritual?
[#005] - Dra. Marlene, parabéns pelo belo trabalho de pesquisa que a AME faz, aproximando a ciência médica, principalmente na questão relacionada com o maior entendimento da função da epífise, com a Doutrina Espírita. Como presidente desta importante associação como encara e administra a possibilidade de alguns pesquisadores se distanciarem dos fundamentos da doutrina, calcados mais no conhecimento científico que no filosófico e religioso, bases da doutrina espírita?
[#006] - Já há algum tratamento espiritual ou casa espírita dedicada ao encaminhamento da cura da AIDS e adicção por drogas? Segundo a visão espírita, a que se deve tais epidemias?
[#007] - É permitido ao médium realizar as famosas cirurgias espirituais? Não estará ele praticando exercício ilegal de medicina?
[#008] - Quais casos pesquisados de curas espirituais já foram pesquisados dentro do rigor científico e escaparam a explicações tais quais fraude?
[#009] - Trabalho em um grupo espírita que realiza atividades de curas espirituais. Procuramos realizar um seminário, aqui em Fortaleza, sobre o tema, e infelizmente vimos que o assunto é pouco estudado. Existem "instituições-modelos" que tratem do tema de modo científico?
[#010] - Um paciente de câncer, deve procurar tratamentos espirituais e alopáticos, ou só espirituais?
[#011] - Gostaria de saber se está comprovado, cientificamente, e se a ciência atual aceita as curas espirituais.
[#012] - Tenho dificuldade de manter ereção, e creio que isso está piorando. Sou casado, e agora tenho dificuldade até em excitar-me. Há quase 2 meses não mantenho relação com minha esposa, fiz 3 exames com urologistas e tudo deu normal, disseram-me que é psicológico o que faço?
[#013] - Tem o Espiritismo (principalmente a parte de cura pelas mãos) e a acupuntura a chave para o conhecimento de energias do corpo?
[#014] - Duas pessoas com doenças idênticas, uma pode ser curada e a outra não, por ser portadora de doença cármica, ainda não resgatada. Essa afirmação nossa é correta?
[#015] - A ciência médica ainda não aceita a visão espírita do homem (corpo, perispírito e espírito), mas sabemos que algumas doenças têm origem fora da matéria. Porque a relutância da classe médica em estudar tais casos para ajudar o paciente?
[#016] - Como ocorre o processo de cura de uma enfermidade em um tratamento espiritual?
[#017] - De que maneira podemos afirmar que a cura de uma doença realmente ocorreu através de um tratamento espiritual, ou seja, quais os critérios científicos e doutrinários utilizados para tal conclusão?
[#018] - A obesidade e ansiedade podem ter relação e cura ou amenização através do espiritismo?
[#019] - Considerando a emergência da chamada Psicologia Espírita, tanto em livros de autores encarnados quanto desencarnados, como podemos pensar na cura não apenas do ponto de vista médica, mas de um ponto de vista integral, incluindo as questões psico-emocionais e psicossociais?
[#020] - Conheci uma mãe que tem duas filhas, uma de 8 anos e outra de quase dois anos e meio. Esta filha melhor ainda não começou a andar. Eu a vi e senti que ela pode andar. Mas como posso fazer para curar esta criança. Acredito na cura espiritual. Tenho procurado estudar o Espiritismo. Estou em Israel há sete anos. Poderia me ajudar, orientar.
[#021] - Posso ser curada de doenças mentais?
[#022] - Sou psicóloga e comecei a trabalhar no serviço de saúde mental pública de Camaquã, o que a Sra. indica como leitura de estudo sobre a psicopatia do ponto de vista médico espírita?
[#023] - Eu entendo que existe uma responsabilidade muito grande em trabalhar na área medica, e estou ciente que existe uma considerável grande comunidade médico-espírita no Brasil. Qual tem sido o trabalho prático desta comunidade? Quais os trabalhos no exterior que você tenha conhecimento? E que tipo de assistência, pessoas como eu, fora da área medica, podemos contribuir de alguma forma?
1998-2015 | CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo